[VÍDEO] Caminhada de Nikolas chega ao DF; deputado usa colete à prova de balas após ameaças

25/01/2026

Caminhada

                                                      Créditos: Reprodução                                                                                                                              

A caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (Republicanos-MG), iniciada na segunda-feira (19), chegou ao Distrito Federal na tarde deste sábado (24). Um vídeo publicado pelo parlamentar nas redes sociais mostra o momento em que o grupo entra no território do DF.

De acordo com apuração da rádio Itatiaia, Nikolas passou a usar um colete à prova de balas nos últimos dias do percurso. Segundo a assessoria do deputado, a medida foi adotada de forma preventiva após ameaças recentes, cuja origem e autoria não foram divulgadas.

O ato teve início em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, e seguiu pela BR-040 em direção a Brasília. A mobilização ganhou repercussão nas redes sociais e passou a contar com a presença de parlamentares aliados, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e eleitores do deputado.

A previsão é que a caminhada seja encerrada neste domingo (25), com uma manifestação na Praça do Cruzeiro, na capital federal.

Segundo Nikolas Ferreira, o objetivo do ato simbólico é protestar contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso no Complexo da Papuda, em Brasília. 

Comente

Foragido da Justiça do DF por violência doméstica é preso em Jucurutu

24/01/2026

Prisão

                                                          Foto: Divulgação/PF                                                                                                                                

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, prendeu um homem que possuía mandado de prisão expedido pela Justiça do Distrito Federal. A prisão foi efetuada nessa quinta-feira (22) no município de Jucurutu, na região do Vale do Açu. A ação conjunta para a prisão do homem é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre as polícias, que possibilita a atuação integrada no cumprimento de ordens judiciais. O preso foi condenado por crime de violência doméstica e encontrava-se foragido da Justiça.

Após a captura, o homem foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição do Poder Judiciário. Fonte TN.

Comente

Morre Constantino Junior, fundador da Gol Linhas Aéreas, aos 57 anos

24/01/2026

Morre o Presidente da Gol

                                                               Constantino Júnior tinha 57 anos - Foto: Reprodução                                                                                  

Morreu na manhã deste sábado (24), o fundador e presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas, Constantino Júnior. O empresário da aviação tinha 57 anos e lutava contra um câncer. “Neste dia de enorme tristeza, a companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado”, diz nota da Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Constantino Júnior e família iniciaram a companhia aérea há 25 anos. “Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e hoje fazer parte de um grupo internacional”, acrescentou a empresa em nota.

Veja na íntegra a nota da Gol:

A GOL Linhas Aéreas manifesta profundo pesar pelo falecimento de seu fundador, Constantino Júnior, neste sábado, 24/01/2026, aos 57 anos.

Há 25 anos, Júnior e a família Constantino deram início à trajetória da mais brasileira das companhias aéreas. Com uma visão empreendedora e valores sólidos, nascia uma empresa reconhecida por sua excelência, referência em inovação e por seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

Neste dia de enorme tristeza, a Companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado.

Sua liderança, sua visão estratégica e, sobretudo, seu jeito simples, humano, inteligente e próximo deixaram marcas profundas em nossa cultura. Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e hoje fazer parte de um grupo internacional. Eles seguem vivos na GOL e continuam transformando a aviação no Brasil.

Comente

Empresário preso em Natal é apontado como líder de esquema e planejava fuga para Portugal

24/01/2026

Prisão

                                                             Empresário foi preso no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal | Foto: Divulgação/MPRN                         

O empresário preso na manhã desta sexta-feira (23), em ação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte e da Polícia Civil, no âmbito da “Operação Fechamento”, é apontado como o líder de uma associação criminosa estruturada para fraudar o Fisco. De acordo com as investigações, ele já estava planejando uma fuga para Portugal. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça estadual e a ação ocorreu no bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal. O homem, que não teve identidade revelada, é investigado pelos crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos um veículo de luxo, modelo Jeep Commander, e um aparelho celular pertencente ao investigado. A apreensão do automóvel, segundo a Polícia Civil, confirmou o modus operandi do grupo: o veículo estava registrado em nome de uma empresa cujo sócio formal era um funcionário, utilizado como “laranja”, com o objetivo de ocultar a real propriedade do bem. As investigações apontaram risco concreto de fuga. Apurações realizadas de forma integrada no âmbito do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF) identificaram que o empresário articulava a venda de patrimônio para custear uma mudança definitiva para Portugal, diante de dívidas consideradas por ele como “impagáveis”.

No material analisado, foram encontradas imagens de documentos portugueses já emitidos em seu nome, incluindo Bilhete de Identidade e Cartão de Empresário Individual, indicando a intenção de deixar o país para se furtar à aplicação da lei penal e fiscal. Nas mensagens, segundo o MPRN, o empresário afirma explicitamente que em Portugal conseguiria “fugir das dívidas” e recomeçar a vida, longe das cobranças e do risco de prisão no Brasil. 

O investigado é apontado como líder de uma associação criminosa estruturada para fraudar o Fisco por meio de sucessões empresariais simuladas. Segundo o inquérito, entre 2008 e 2025, o grupo abriu sucessivos CNPJs em nome de pessoas interpostas, com o objetivo de blindar o patrimônio dos reais gestores e manter a atividade comercial sem o recolhimento de tributos. O esquema deixou empresas endividadas para trás e transferiu as operações para novas firmas formalmente “limpas”. O prejuízo estimado aos cofres públicos supera R$ 1,5 milhão em ICMS não recolhido.

Ainda durante a investigação, foi constatado o uso de máquinas de cartão não integradas aos sistemas fiscais e de chaves PIX em nome de terceiros, prática adotada para ocultar receitas e reduzir artificialmente o faturamento declarado. Fonte TN.

Comente

Eleição indireta terá voto aberto e pode ter dois turnos, diz procurador da Assembleia

24/01/2026

Renato Guerra diz que entendimento da Procuradoria se apoia em precedentes do Supremo Tribunal Federal

Eleição indireta                                                       Procurador-geral da ALRN, Renato Guerra - Foto: José Aldenir / Agora RN                                                                                                                                                                                                                

O procurador-geral da Assembleia Legislativa, Renato Guerra, afirmou que a provável eleição indireta para o Governo do Estado que será realizada até abril terá voto aberto na Casa. Em entrevista à TV Agora RN nesta sexta-feira 23, o procurador afirmou que essa decisão ocorre em nome da transparência e do controle social.

“Essa votação será aberta. Nós precisamos seguir esse parâmetro de transparência que já é a tônica do Poder Legislativo há muito tempo”, declarou. Segundo ele, o entendimento da Procuradoria se apoia em precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e em experiências de outros estados, nas quais, em situações excepcionais, “o que vai vigorar é o princípio da transparência para que haja um controle social com relação aos representantes do povo que estarão lá votando”.

O Rio Grande do Norte terá uma eleição indireta se forem confirmadas as renúncias já anunciadas da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador Walter Alves (MDB). A lei estabelece que eles devem deixar os cargos até 4 de abril de 2026 caso queiram disputar as eleições de outubro. Fátima já anunciou que é pré-candidata ao Senado, enquanto Walter pretende concorrer a deputado estadual.

Na eleição indireta, os 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa terão de eleger um governador e um vice para concluírem o mandato da chapa Fátima/Walter – que se encerra oficialmente em 5 de janeiro de 2027. Pela Constituição, quando a vacância dupla ocorre nos dois últimos anos de mandato, a eleição indireta precisa acontecer em até 30 dias após a saída dos titulares.

Inscrição das chapas, campanha e votação

O procurador da Assembleia Legislativa, Renato Guerra, explica que que os candidatos na eleição indireta deverão se inscrever em chapas completas, com governador e vice. Ele descartou a possibilidade de composição cruzada entre candidatos de chapas diferentes. Ou seja, um deputado não poderá votar num candidato a governador de uma chapa e no vice de outra, segundo o procurador.

De acordo com o procurador, para vencer no primeiro escrutínio (primeiro turno) a chapa precisará obter maioria absoluta dos votos. “A chapa vencedora será aquela que obtiver pelo menos 13 votos, que é a maioria absoluta dos 24 deputados”, disse. Caso nenhuma chapa alcance esse número, haverá um segundo turno. “Se houver um empate ou se nenhuma das chapas obtiver essa maioria absoluta, a gente segue a regra do regimento, que é um segundo escrutínio a ser decidido por maioria simples”, explicou.

No segundo turno, segundo Renato Guerra, participam apenas as duas chapas mais votadas na primeira rodada, e o quórum passa a ser de maioria simples dos presentes. Persistindo empate, aplica-se um critério objetivo. “Havendo um novo empate, a gente vai ter que definir uma regra de desempate que, costumeiramente, refere-se à idade”, afirmou.

Quanto às condições para o registro das chapas, Renato Guerra afirmou que serão observadas as condições de elegibilidade previstas na Constituição Federal, como idade mínima (30 anos no caso de governador e vice), pleno exercício dos direitos políticos e filiação partidária, ressalvadas as limitações impostas pelo caráter excepcional do pleito.

Ao tratar do tempo de filiação partidária, Renato Guerra explicou que, embora nas eleições regulares a legislação exija filiação mínima de seis meses antes do pleito, esse parâmetro não pode ser automaticamente transplantado para a eleição indireta. Nesse contexto, ele ponderou que “aquilo que, naturalmente, não puder ser exigido pela condição excepcional desse tipo de eleição indireta, a Assembleia, fundamentadamente, não vai exigir”, deixando claro que a exigência do prazo de seis meses, comum às eleições diretas, dependerá de avaliação específica dos deputados diante do caráter excepcional do processo.

Segundo ele, o objetivo central é garantir um processo rápido, transparente e juridicamente seguro. “A ideia é que a Procuradoria forneça a maior segurança jurídica possível para esse processo”, concluiu.

Vai ter campanha e plano de governo?

Sobre a possibilidade de campanha e apresentação de plano de governo na eleição indireta, Renato Guerra destacou que o caráter excepcional do processo impõe limites e rapidez, afastando práticas típicas das eleições regulares. Além disso, o fato de o eleitorado ser formado apenas por deputados estaduais torna ações de campanha de rua desnecessárias.

“Essa eleição indireta tem esse caráter excepcional, e esse caráter excepcional atrai nessa responsabilidade que a Assembleia tem de fazer algo rápido, seguro”, o que “vai impedir que a gente traga alguns aspectos que a gente consegue, com tranquilidade, fazer nas eleições gerais”.

O procurador afirmou que ainda não é possível detalhar todas as regras porque elas dependerão de debate interno no Legislativo. Ele acrescentou que o controle social, nesse modelo, ocorre por meio dos próprios deputados, que exercerão essa representatividade ao escolher a chapa vencedora. Fonte Agora RN.

Comente

Sesap investiga cinco surtos de ciguatera no RN e orienta evitar consumo de peixe arabaiana

24/01/2026

Cuidado ao Consumi o Peixe .

                                                         Créditos: Reprodução Inter TV Cabugi                                                                                                      

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou, nesta sexta-feira (23), que está investigando cinco surtos de ciguatera no estado. Segundo a pasta, os episódios seguem em fase de investigação epidemiológica e atingiram 36 pessoas. Datas e locais das ocorrências não foram divulgados.

A ciguatera é uma intoxicação alimentar provocada pelo consumo de peixes contaminados por toxinas produzidas por microalgas, comuns em recifes de corais tropicais e subtropicais. Os sintomas podem variar de enjoo a alterações neurológicas, e não existe tratamento específico para a condição.

De acordo com as autoridades sanitárias, é considerado surto quando mais de duas pessoas apresentam sintomas após um mesmo episódio de possível contaminação. Ainda neste mês de janeiro, um caso já havia sido investigado no município de Touros.

A Sesap destaca que o primeiro surto registrado no RN ocorreu em 2022. Desde então, foram 77 casos notificados, entre surtos confirmados e episódios ainda sob apuração, o que, segundo a secretaria, indica a circulação da ciguatera no estado.

Entre fevereiro e maio do ano passado, foram registrados três surtos, com 18 pessoas expostas, associados ao consumo dos peixes arabaiana, bicuda e dourado. O episódio inicial, em 2022, atingiu dez pessoas de uma mesma família, após a ingestão da bicuda (barracuda).

Desde então, houve registros envolvendo diversas espécies, com destaque para bicuda, cioba, guarajuba, arabaiana e dourado, incluindo confirmações laboratoriais da presença de ciguatoxina caribenha em algumas amostras.

Recomendação oficial

Diante das novas investigações, a Sesap recomendou o não consumo do peixe arabaiana.

Isso se deve à toxina que esse peixe acumula ao longo do tempo”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde do RN, Diana Rêgo, que também ressaltou o monitoramento contínuo das áreas litorâneas.

A secretaria informou ainda que emitiu uma nota técnica para orientar profissionais de saúde, pescadores, comerciantes, serviços de alimentação e a população em geral sobre prevenção e identificação de possíveis casos.

Principais sintomas

Os sinais costumam surgir entre 30 minutos e 24 horas após o consumo e incluem: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, cãibras, coceira intensa, fraqueza muscular, visão turva e gosto metálico na boca.

Os sintomas podem persistir por semanas ou meses.

Orientações à população

A Sesap recomenda:

  • procurar atendimento de saúde imediatamente ao apresentar sintomas, informando o consumo de pescado nas últimas 48 horas;
  • identificar a espécie consumida e guardar sobras do peixe congeladas para análise da Vigilância Sanitária;
  • evitar o consumo de peixes associados a relatos de ciguatera, especialmente os de procedência desconhecida.

Em caso de dúvidas, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do RN (CIATOX-RN) funciona em plantão 24 horas pelos telefones 0800 281 7005 ou WhatsApp (84) 98883-9155. Fonte Grande Ponto.

Comente

VÍDEO: Oito pessoas são levadas à delegacia após protesto em Parnamirim

24/01/2026

Pessoas Levada a Delegacia

Oito pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Plantão de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, após a ocorrência registrada no bairro Terra dos Engenhos, na noite desta sexta-feira (23). A ação envolve desdobramentos de um protesto que terminou com bloqueio de rodovia estadual, confronto e imagens de disparos contra viaturas policiais.

De acordo com as informações apuradas, a Força Tática levou ao menos duas pessoas, enquanto o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) conduziu outras quatro. Entre os envolvidos estão um menor de idade e um suspeito apontado como o homem que aparece em imagens atirando contra a polícia durante o protesto. A ROCAM ainda conduziu mais duas pessoas que estariam a caminho do condomínio, além da apreensão de uma bicicleta.

Segundo relatos, a confusão teve início após uma ação policial realizada no dia anterior. Moradores alegam que houve disparos por parte da polícia, versão que é negada pelas forças de segurança. Em resposta, a população realizou um protesto, bloqueando a rodovia estadual de Japecanga, com queima de pneus e galhos, o que mobilizou diversos batalhões.

Após a circulação de imagens mostrando um indivíduo atirando contra viaturas, o policiamento foi reforçado e a ocorrência passou a ser formalizada na 3ª Delegacia de Plantão de Parnamirim, onde o delegado responsável realiza os procedimentos legais. Até o momento, não há confirmação oficial sobre prisões ou feridos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Via Certa (@viacertanatalrn)

Comente

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

23/01/2026

Agenciaa Abertas neste Sabado e Domingo

                                                                   Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil                                                                                                    

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para atendimento presencial extra neste sábado (24) e domingo (25). O objetivo é antecipar agendamentos e compensar a suspensão dos serviços presenciais dos dias 28, 29 e 30 de janeiro O INSS informou que, nos casos em que o beneficiário preferir atendimento em um dia útil, será providenciado o reencaixe.

Os canais remotos de atendimento como o Meu INSS, por site e aplicativo, e a central telefônica 135, funcionarão normalmente até o dia 27, com mais de 100 serviços disponíveis.

Manutenção

Na próxima quarta-feira (28), quinta-feira (29) e sexta-feira (30) as agências do INSS em todo o país estarão fechadas para atendimento presencial em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. Os canais remotos de atendimento Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135 também ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31.

A medida, segundo o INSS, é necessária para a modernização dos sistemas, para assegurar maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.

Comente

Consumo de peixes no verão acende alerta para intoxicação por ciguatera no RN

23/01/2026

Consumo de Peixe

Casos suspeitos de ciguatera são investigados em Touros, no litoral do RN                                                        A ciguatera é uma intoxicação alimentar causada pelo consumo de peixes contaminados - Foto: José Aldenir/Agora RN                                                                                                                                      

Com a chegada do verão e a proximidade do Carnaval — período em que aumenta o consumo de peixes nas praias do litoral potiguar — a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota técnica alertando sobre o risco de intoxicação por ciguatera e orientando profissionais de saúde, pescadores, comerciantes e a população em geral sobre formas de prevenção.

A ciguatera é uma intoxicação alimentar causada pelo consumo de peixes contaminados por ciguatoxinas, substâncias produzidas por microalgas presentes em áreas de corais e recifes. Peixes menores ingerem essas algas e a toxina acaba se acumulando nos peixes maiores e carnívoros. Quando o ser humano consome esses pescados, especialmente de médio e grande porte, pode ocorrer a intoxicação. Um dos principais riscos é que a toxina não pode ser identificada pelo cheiro, sabor ou aparência do peixe. As ciguatoxinas são incolores, inodoras e insípidas e não são eliminadas por cozimento, congelamento, salga ou defumação. Mesmo após o preparo do alimento, a substância permanece ativa, com maior concentração na cabeça, nas vísceras e nas ovas dos peixes.

Os sintomas costumam surgir entre 30 minutos e 24 horas após a ingestão do pescado contaminado. Entre os sinais mais comuns estão dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, cãibras, coceira intensa, fraqueza muscular, visão turva e gosto metálico na boca. Em alguns casos, os sintomas podem persistir por semanas ou até meses.

Não existe tratamento específico ou antídoto para a ciguatera. O atendimento médico é baseado no controle dos sintomas, com hidratação, uso de analgésicos, medicamentos para náuseas e acompanhamento clínico.

A Sesap orienta que, ao apresentar sintomas compatíveis, a pessoa procure imediatamente um serviço de saúde e informe o consumo de pescado nas últimas 48 horas. Sempre que possível, deve-se identificar a espécie consumida e guardar sobras do peixe, devidamente acondicionadas e congeladas, para análise da Vigilância Sanitária. A recomendação também é evitar o consumo de peixes associados a relatos de intoxicação, especialmente quando a procedência é desconhecida.

Em caso de dúvidas, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte — CIATOX-RN — pode ser acionado 24 horas por dia pelos telefones 0800 281 7005 ou WhatsApp (84) 98883-9155.

Casos no RN

No Rio Grande do Norte, o primeiro surto confirmado de ciguatera foi registrado em 2022, envolvendo dez pessoas de uma mesma família após o consumo de bicuda (barracuda). Entre fevereiro e maio de 2025, foram confirmados três surtos, com 18 pessoas expostas, associados ao consumo de arabaiana, bicuda e dourado.

Atualmente, outros cinco surtos estão em investigação epidemiológica no estado, envolvendo 36 pessoas. Entre 2022 e 2025, foram notificados 77 casos de intoxicação exógena relacionados à ciguatera, incluindo surtos confirmados e episódios ainda em apuração. As espécies mais frequentemente associadas aos casos são barracuda (bicuda), cioba, guarajuba, arabaiana e dourado, com confirmação laboratorial da presença da ciguatoxina caribenha em algumas amostras. Fonte Agora 

Comente

Sob chuva, Nikolas inicia o 5º dia da “caminhada pela liberdade”

23/01/2026

5 Dia de Caminhada

                                                         Créditos: Reprodução                                                                                                                              

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou sob chuva, nesta sexta-feira (23), o quinto dia da mobilização intitulada “caminhada pela liberdade”, que saiu do interior de Minas Gerais em direção a Brasília (DF). O ponto de partida hoje foi a cidade de São Bartolomeu, a 40km de Luziânia. Com informações do Metrópoles.

O ato teve ínicio na segunda-feira (19) e conta com a presença de aliados políticos e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O parlamentar e os apoiadores saíram de uma praça por volta das 8h20. O grupo segue em direção a Brasília, onde vão se reunir no domingo (25/1), às 12h, na praça do Cruzeiro, para uma manifestação.

No quarto dia da caminhada, nessa quinta-feira (22), o parlamentar e apoiadores saíram de um posto de gasolina de Cristalina (GO), distante cerca de 130 km de Brasília, por volta das 9h40.

Os manifestantes, em sua maioria, vestem roupas verdes e amarelas, camisetas com frases de apoio ao ex-presidente e bandeiras do Brasil enroladas ao corpo. Fonte Grande Ponto

Comente

Justiça manda Estado pagar R$ 30,8 mil em aluguéis e IPTU de imóvel do ITEP na Ribeira

23/01/2026

Pagamento

                                                           Créditos: Ascom Itep RN                                                                                                                          

A Justiça do RN determinou que o Estado quite aluguéis atrasados e o IPTU de 2025 de um imóvel utilizado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), localizado na Avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira, em Natal. A decisão é da 4ª Vara da Fazenda Pública da capital e atende a uma ação de cobrança movida pelo proprietário do prédio.

A sentença condena o Estado ao pagamento dos aluguéis referentes aos meses de agosto, setembro e outubro de 2025, que somam R$ 30.866,16, além do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do mesmo exercício. O imóvel segue sendo utilizado para abrigar setores administrativos e operacionais do ITEP, órgão responsável por serviços periciais essenciais à segurança pública.

Segundo os autos, o contrato de locação foi firmado inicialmente em 2013 e passou por sucessivas prorrogações ao longo dos anos. O proprietário alegou atrasos recorrentes nos aluguéis e o acúmulo de débitos tributários, incluindo IPTU e taxas municipais, referentes a diferentes exercícios.

Durante a tramitação da ação, foi identificado que havia pendências de IPTU e taxas de lixo dos anos de 2016, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. De acordo com consulta à Secretaria Municipal de Tributação, esses débitos chegaram a totalizar R$ 148.797,22.

O magistrado responsável destacou que parte expressiva da dívida foi quitada pelo Estado no curso da ação judicial. Documentos anexados aos autos comprovam o pagamento de mais de R$ 110 mil em tributos atrasados, além da regularização dos aluguéis referentes a 2023 e janeiro de 2024.

Na sentença, o juiz registrou que todas essas pendências foram integralmente pagas, restando em aberto apenas os aluguéis de três meses de 2025 e o IPTU do mesmo ano.

A Justiça reconheceu que, como o contrato estava vigente e o imóvel continuou sendo utilizado para a prestação de serviços públicos essenciais, o Estado deve arcar com os valores remanescentes. O cálculo será feito com base no valor mensal previsto no 10º Termo Aditivo do contrato, fixado em R$ 10.288,72, com atualização pela Taxa Selic.

Com informações de Novo Notícias

Comente

Allyson tem 22,2% contra 21,2% de Álvaro Dias e 4,6% Cadu Xavier, aponta pesquisa Affare/Interjato

23/01/2026

Nome de Alvaro Lançado como pre Candidato a Governo menos de 72 Hr ja ta empante tecnico

                                                        

A pesquisa Affare/Interjato perguntou aos eleitores em quem votariam para o Governo do RN. No cenário estimulado 02, Allyson Bezerra tem 22,2%, Álvaro Dias tem 21,2%. Em terceiro, Cadu Xavier com 4,6%.

Branco/nulo somam 31,3%, enquanto 20,7% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi realizada de 8 a 12 de janeiro de 2026, antes da oficialização das três pré-candidaturas na quarta-feira (21). Foram entrevistados 1.697 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões do RN. A margem de erro da pesquisa é de 2,49%. O intervalo de confiança é de 95,5%.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o n° RN-04989/2026.                                                                                                                                                                                                                    

No cenário estimulado 01, a pesquisa ainda citava o nome do senador Rogério Marinho, que retirou sua pré-candidatura ao governo oficilamente na quarta-feira (21).

No cenário citado, Rogério Marinho lidera com 26,8%, seguido por Allyson Bezerra com 19,5%. Em terceiro, Cadu Xavier com 4,2%.

Branco/nulo somam 28%, enquanto 21,4% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi realizada de 8 a 12 de janeiro de 2026, antes da oficialização das três pré-candidaturas na quarta-feira 21 de janeiro. Foram entrevistados 1.697 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões do RN. A margem de erro da pesquisa é de 2,49%. O intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o n° RN-04989/2026.

Com informações de Blog do BG

Comente

VÍDEO: Carreta tomba na BR-101 em Goianinha e motorista fica preso às ferragens

22/01/2026

Acidente

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22) para atender a um grave acidente de trânsito registrado na BR-101, no trecho que corta o município de Goianinha, Região Metropolitana de Natal.

A ocorrência envolveu o tombamento de uma carreta, que saiu da pista e acabou ficando no canteiro central da rodovia. Com o impacto, o condutor do veículo ficou preso às ferragens, exigindo a atuação imediata das equipes especializadas do Corpo de Bombeiros.

Guarnições de resgate, salvamento e combate a incêndio foram mobilizadas para o local e realizaram os procedimentos de desencarceramento da vítima. Após ser retirada em segurança, o motorista recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Walfredo Gugel, em Natal. O estado de saúde do condutor não foi divulgado.

Novo Notícias

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Novo Notícias (@novonoticias)

Comente

Cristina Graeml questiona relatoria de Toffoli no caso Banco Master. “Coincidência?”

22/01/2026

Cristina Graemil

A jornalista, influenciadora digital e pré-candidata ao Senado Cristina Reis Graeml, que se tornou figura pública após disputar a Prefeitura de Curitiba em 2024 e publicou uma crítica ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), em seu perfil no Instagram.

No post, Graeml levanta questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse envolvendo a atuação de Toffoli como relator do chamado Caso Master no STF: investigação que apura fraudes supostas, bloqueios de bens e decretos de sigilo vinculados à liquidação do Banco Master e à atuação de seus principais executivos.

“Funcionários tratam Toffoli como dono de um resort que pertencia a irmãos e primo dele, depois foi comprado por advogado da JBS e por cunhado do dono do Banco Master… E esse mesmo Toffoli é o relator do caso Master no STF? Alguém ainda acha que isso é coincidência?”, escreveu Cristina Graeml, insinuando uma ligação imprópria entre relações privadas e decisões públicas.

 Fonte Blog do BG. 

Comente

2025 registra recorde de feminicídios com 4 mulheres mortas por dia no Brasil

22/01/2026

Feminicidios

                                                             Brasil registra recorde de feminicídios em 2025, com média de quatro mulheres mortas por dia                      

O Brasil registrou em 2025 o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao longo do ano, 1.470 mulheres foram assassinadas por motivação de gênero. Com isso, o país chegou à média de quatro mortes por dia.

Os dados integram o indicador do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. O levantamento reúne informações enviadas por todos os estados e pelo Distrito Federal ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Além disso, o número superou o recorde anterior. Em 2024, o país havia registrado 1.464 casos de feminicídio. Mesmo assim, a taxa nacional permaneceu em 0,69 morte a cada 100 mil habitantes, índice repetido desde 2022.

Os crimes ocorreram de forma contínua ao longo do ano. No entanto, os registros apresentaram picos nos meses de abril, outubro e novembro. Esse comportamento reforça a persistência da violência contra a mulher no país. Os maiores números absolutos se concentraram nos estados mais populosos. São Paulo liderou o ranking, com 233 feminicídios em 2025. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 139 casos, e outros grandes estados do Sudeste e Nordeste.

Quando se observa o recorte histórico, os números chamam ainda mais atenção. Desde 2015, o Brasil contabilizou 13.448 feminicídios. Ao longo desses dez anos, a taxa nacional se manteve estável, mas em patamar elevado.

Situação no Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, os registros de feminicídio também preocupam. Em 2025, o estado voltou a apresentar crescimento no número de casos em relação ao ano anterior. A maioria das ocorrências se concentrou na Região Metropolitana de Natal.

Além disso, os dados indicam que os crimes seguem um padrão semelhante ao nacional. Na maior parte dos casos, o agressor mantinha vínculo com a vítima. Esse cenário reforça a necessidade de políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres.

Comente

Agronegócio do RN tem maior índice de inadimplência do NE e 4º do Brasil

22/01/2026

Inadimplencia

                                                                Os dados da Serasa Experian indicam que 13,6% dos inadimplentes do agro potiguar eram produtores de grande porte e 11% eram de pequeno porte | Foto: Júnior Santos_Arquivo TN                                              

O Rio Grande do Norte registrou índice de 12,8% de inadimplência no agronegócio, o maior do Nordeste e o quarto maior entre todos os estados brasileiros. No mesmo levantamento, a média nacional ficou em 8,3%, e a do Nordeste, 9,7%. Os dados inéditos da Serasa Experian se referem ao terceiro trimestre de 2025 e mostram que Roraima (com 13,3%), Amazonas (14,3%) e Amapá (19,8%) foram as unidades federativas com maior percentual. Arrendatários e produtores de médio porte são os mais afetados no RN.

Os dados indicam que 16,9% dos inadimplentes no agro potiguar no terceiro trimestre de 2025 eram produtores “sem informação de registro rural”, ou seja, arrendatários e participantes de grupos econômicos e/ou familiares; 14,7% eram produtores de médio porte. Além disso, 13,6% eram produtores de grande porte e 11% eram produtores de pequeno porte. José Álvares Vieira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), avalia que o cenário tem a ver com um conjunto de fatores econômicos e estruturais que vêm se acumulando ao longo do tempo e se intensificaram em 2025.

“De um lado, há o impacto direto do ambiente macroeconômico, marcado por juros elevados, maior seletividade do sistema financeiro e aumento significativo dos custos de produção, especialmente insumos, energia e logística. Esse cenário pressiona o fluxo de caixa dos produtores e reduz a capacidade de honrar compromissos financeiros. No caso específico do RN, esses fatores são potencializados por características estruturais do agro estadual, como a elevada exposição a questões climáticas e a dependência de atividades com maior custo operacional — como a pecuária e a fruticultura irrigada”, explica.

Comente

Convocados em concursos no RN chegam a dormir em Junta Médica por atendimento

22/01/2026

Convocados.

Convocados de concursos públicos da Educação e da Saúde do Rio Grande do Norte têm enfrentado problemas com agendamento e longas filas para realizar os exames necessários na Junta Médica do Estado.

Os exames são necessários para que eles possam assumir seus cargos como servidores. Em nota, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou que adota medidas emergenciais para regularizar os atendimentos e que, em um intervalo de aproximadamente 20 dias, realizou mais de 3 mil nomeações.

Nesta quarta-feira (21), mais uma vez o cenário de incerteza se repetiu no Centro Administrativo, em Natal. Alguns convocados chegaram a dormir no local para serem atendidos.

Os convocados reclamam que o agendamento não está sendo feito pelo site e que, quando vão à junta médica em busca de encaixe, também acabam não sendo atendidos. Dentre os presentes, as queixas são as mesmas: atrasos no início dos atendimentos, número reduzido de médicos e ausência de informações claras sobre vagas disponíveis.

Em resposta às queixas, a Sead destacou que desde o dia 20 foram designados mais médicos da Sesap para atuar de forma exclusiva em apoio à Junta Médica.

Além da dificuldade de agendamento, os aprovados também demonstram preocupação com a validade dos exames, que podem expirar e gerar novos custos, e com a necessidade de pedir prorrogação de posse. Embora a Sead tenha informado que a prorrogação é um direito previsto em lei, muitos temem que isso gere prejuízos, como atraso na análise da documentação ou mudança na ordem de nomeação.

Em resposta às queixas dos aprovados, a Sead reforçou ainda que novas vagas de agendamento continuarão sendo liberadas diariamente às 12h, exclusivamente pelo sistema online, e orientou os candidatos a evitarem comparecer presencialmente sem agendamento, alegando que isso compromete a organização dos atendimentos. Questionada sobre a quantidade de atendimentos realizados por dia, a pasta respondeu que não há previsão exata, uma vez que depende da forma de atendimento de cada médico, podendo então variar de 15 até 100 atendimentos por dia.

Com informações de g1 RN e Tribuna do Norte

Comente

Esposa de Moraes aparece como advogada do Banco Master em caso remetido ao STF

22/01/2026

Banco Master

                                                            Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ Antonio Augusto/STF                                                               

A advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, consta como representante do Banco Master em um processo encaminhado ao Supremo pela 5ª Vara Criminal de São Paulo. A decisão envolve uma investigação por insider trading contra o empresário Nelson Tanure, em operações ligadas à construtora Gafisa.

Embora o Banco Master não seja alvo direto da apuração, a instituição aparece como parte interessada porque o inquérito analisa se fundos ligados ao banco tiveram participação em operações suspeitas no mercado financeiro. Além de Viviane, os dois filhos dela com o ministro, Giuliana e Alexandre, também figuram como advogados no acompanhamento do caso.

Com o envio do processo ao STF, a ação passou a tramitar no gabinete do ministro Dias Toffoli, responsável pela relatoria. Procurado pela reportagem, Alexandre de Moraes não se manifestou sobre a atuação de familiares no processo.

O Banco Master teve liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em novembro do ano passado. O controlador da instituição, Daniel Vorcaro, e outros dirigentes são investigados por supostas fraudes, com foco principal na tentativa de venda do banco ao BRB, além de outras operações financeiras consideradas suspeitas.

Com informações da CNN

Comente

TCU aponta falhas em contratos da COP30 e identifica sobrepreços que chegam a 1.000%

22/01/2026

Superpreços.

                                                       Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil                                                                                                          

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades em licitações relacionadas à organização da COP30, realizada no ano passado em Belém, com indícios de sobrepreços que alcançam até 1.000% em comparação com valores de mercado. As contratações analisadas envolvem empresas responsáveis pelo planejamento, organização e fornecimento de bens e serviços do evento internacional.

Relator do caso, o ministro Bruno Dantas destacou que há fortes sinais de abuso de posição dominante e violação aos princípios da economicidade e da moralidade administrativa, citando itens como mobiliário entre os exemplos mais graves. O plenário do TCU aprovou o relatório nesta semana e determinou que a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop) seja notificada para adotar medidas de governança que evitem a repetição das falhas em futuras contratações, especialmente em parcerias internacionais.

A análise se concentrou nos contratos com o Consórcio Pronto RG, responsável pela Zona Verde, e com a empresa DMDL Ltda, que atuou na Zona Azul do evento. As licitações foram conduzidas pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), contratada pelo governo federal. Segundo o TCU, a ausência de mecanismos de controle de preços e a concessão de exclusividade criaram um ambiente propício a distorções e exploração de um mercado considerado “cativo”.

Em nota, a Secop afirmou que o julgamento não apontou irregularidades formais, mas apenas recomendações de aprimoramento, e garantiu que irá atender às orientações do tribunal. Já o TCU concluiu que as justificativas apresentadas pela OEI, como custos logísticos elevados e segregação de recursos públicos e privados, são insuficientes para explicar diferenças tão expressivas de preços, reforçando a necessidade de maior rigor e transparência em contratos dessa natureza.

Com informações do InfoMoney

Comente

Styvenson ou Álvaro redefinem chapa de oposição ao Governo

21/01/2026

Eleições 2026

                                                       Reunião com Styvenson e Álvaro trará nova chapa de oposição | Foto: Reprodução                                      

Depois de se reunir nesta terça-feira (20), em Natal, com o senador Styvenson Valentim (PSDB) e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), o senador Rogério Marinho (PL) deverá anunciar, em coletiva de imprensa marcada para a manhã desta quarta-feira (21), quais serão os próximos passos do grupo para as eleições, com a possível revelação do nome que será indicado para concorrer ao Governo do Rio Grande do Norte. Caso o nome de Marinho seja retirado da disputa para assumir a coordenação da campanha presidencial em nível nacional, as apostas se voltam para Styvenson ou Álvaro. A coletiva ocorrerá na sede do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte, a partir das 10h, e foi comunicada à imprensa na tarde de ontem pelo próprio Rogério Marinho. O encontro também deverá confirmar a desistência de sua candidatura ao governo estadual. Após a publicação de um vídeo em suas redes sociais, no qual destaca que “lealdade não prescreve”, em referência à aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Marinho alimentou especulações de que não disputará as eleições, como vinha sendo ventilado. “Gratidão e lealdade não prescrevem. Precisamos colocar o Brasil acima de projetos pessoais, como nos mostrou Bolsonaro. Agora, é hora de unir esforços para derrotar o projeto de poder de Lula e PT, seguindo a decisão do PR Jair Bolsonaro e elegendo Flávio Bolsonaro Presidente da República!”, escreveu. A mensagem teria sido confirmada por ele aos aliados potiguares devido a um apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro para assumir a coordenação da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL), papel que o colocaria no centro das articulações nacionais da direita. No mesmo vídeo, Rogério Marinho afirmou: “A forma excepcional que o presidente se encontra, que é o nosso maior líder, Bolsonaro, leva a atitude que ele tomou e que, na nossa opinião, unifica o campo da direita e agora nós vamos buscar atrair o centro e o centro-direita. Mas a direita, representada pelo Partido Liberal, está unificada em torno do nome do senador Flávio Bolsonaro. Na hora em que o principal representante do nosso partido tomou essa decisão, todos nós estaremos juntos”.

Sonho

Já o senador Styvenson Valentim confirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que participaria de reunião com Rogério Marinho e Álvaro Dias e admitiu, de forma indireta, que pode voltar a disputar o Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026, caso haja convergência dentro do grupo político que o acompanha. Em discurso marcado por tom de autocrítica e apelo direto à população, o parlamentar relembrou a candidatura isolada em 2022 e afirmou que reconheceu erros, dizendo ter aprendido com o resultado do pleito. “E eu sei que hoje não é fácil as conversas que eu preciso ter, que eu preciso ouvir. O sonho de ter um estado melhor, todo político tem, mas aí meu filho, ainda faltam alguns requisitos pra que a gente possa executar e chegar aonde a gente quer. Sozinho a gente não vai chegar a lugar nenhum”, afirmou.

Comente