Chuvas devem continuar até o início de fevereiro no Estado, prevê Emparn

21/01/2026

Instabilidades típicas do período quente seguem atuando no RN; Natal teve alagamentos, vias interditadas e transtornos na Zona Norte

Chuvas devem continuar até o início de fevereiro no Estado, prevê EmpaRio Grande do Norte                                                     Lagoa de captação do Jardim Primavera transbordou após chuvas e invadiu casas da região, na Zona Norte de Natal - Foto: José Aldenir/Agora RN                                                                                                       

As chuvas registradas no Rio Grande do Norte nesta terça-feira 20 devem continuar ao longo dos próximos dias e seguir até o início de fevereiro. A previsão é do meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que aponta a atuação de sistemas meteorológicos típicos do período mais quente do ano como responsáveis pelos acumulados registrados no Estado.

“A chuva deverá continuar até início de fevereiro”, afirmou Gilmar. Segundo ele, os volumes são resultado de “instabilidades do sistema meteorológico que atuam agora em janeiro. É uma mistura de zona de convergência com sistema de brisa”. O meteorologista acrescenta que também há influência da circulação em altos níveis da atmosfera.

De acordo com Gilmar Bristot, a mudança no padrão atmosférico explica a intensificação das precipitações. “Antes nós estávamos com alta pressão, bloqueando as chuvas, e esse sistema de alta pressão dissipou. E está favorecendo a ocorrência de chuvas”, explicou. Ele reforça que a Emparn já previa um período mais favorável às chuvas. “A gente estava prevendo que agora nós iríamos ter um momento bom de chuva. Na segunda quinzena de janeiro e na primeira semana de fevereiro”.

O meteorologista pondera que as chuvas não serão contínuas todos os dias, mas podem ocorrer de forma recorrente. “Não é que vai chover todo dia, mas todo dia poderá dar uma pancada de chuva, aqui no litoral e também no interior”, disse. Segundo ele, “se espera mais chuvas no interior do RN a partir de desta quarta-feira 21”.

Comente

Rogério Marinho convoca coletiva e deverá retirar pré-candidatura ao Governo do Estado

21/01/2026

Senador potiguar se retira da disputa no RN após ser convidado para coordenar a campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência

Rogerio Marinho                                                         Senador Rogério Marinho deve coordenar campanha presidencial - Foto: Saulo Cruz / Agência Senado          

O senador Rogério Marinho (PL), um dos principais líderes da oposição no Rio Grande do Norte, convidou a imprensa para uma entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira 21, para anunciar qual será o seu posicionamento no processo eleitoral de 2026. O encontro acontecerá na Casa do PL-RN, em Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal.

Durante a coletiva, a expectativa é que Rogério anuncie a retirada de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Nos últimos dias, ele foi convidado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para coordenar a campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República – o que afastará da disputa no RN. Nesta terça-feira 20, Rogério Marinho tinha conversas agendadas com o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) e com o senador Styvenson Valentim (PSDB). Os dois são cotados para assumir a candidatura ao governo em nome do grupo. Quem não for escolhido deverá disputar o Senado, com o PL indicando o outro candidato da chapa. Em 2026, serão eleitos dois senadores por estado. Álvaro é o principal cotado para ser o candidato da direita.

Além de anunciar sua chapa para a disputa eleitoral, é esperado que Rogério Marinho também comente a provável eleição indireta que o Rio Grande do Norte terá em abril, após as renúncias já anunciadas da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice Walter Alves (MDB). Com a dupla vacância no governo, a Assembleia Legislativa terá de escolher um governador e um vice para encerrarem o mandato até 5 de janeiro de 2027. Os eleitos poderão disputar reeleição em outubro, para um mandato de quatro anos.

Em entrevista à TV Agora RN em dezembro, Álvaro Dias afirmou que o grupo estaria unido em 2026, o que inclui também o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União). “Eu, Rogério, Styvenson e Paulinho Freire vamos estar juntos nessa próxima eleição. Não haverá dissensão, não haverá divergência, não haverá ruptura nesse grupo. Nós temos um acordo de caminhar juntos e vamos caminhar juntos. Não haverá rompimento”, enfatizou o ex-prefeito.

Comente

Hermano aceita convite para se filiar ao MDB e ser vice de Allyson Bezerra nas eleições

21/01/2026

Eleições 2026

                                                          Créditos: Eduardo Maia/ALRN                                                                                                                  

O deputado estadual Hermano Morais afirmou, em entrevista para a 98 FM Natal nesta terça-feira (20), que aceitou os convites do MDB para se filiar ao partido e ser o vice da chapa majoritária com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), nas eleições para 2026.

De acordo com o parlamentar, o convite foi realizado em uma reunião realizada com o presidente do MDB e vice-governador do Estado, Walter Alves, e fazia parte de tratativas que ocorriam há meses. O encontro entre ambos ocorreu na segunda-feira (19). Morais destacou que a decisão foi consolidada após uma conversa com o presidente do PV (seu partido atual), Rivaldo Fernandes.

“Nós aceitamos o convite de Walter Alves durante essa conversa que nós tivemos, que concluímos na última segunda-feira (19), e foi feito o convite para compor a chapa majoritária, já que o MDB já se definiu pelo apoio à candidatura (do grupo de Allyson)”, disse.

Hermano relatou que, para a consolidação da chapa, ainda será necessário o cumprimento de outras etapas dentro das articulações, como a mudança de partido. Ele pontuou que a chapa será oficialmente confirmada “no momento certo”.

“Antes disso, né, haverá o pronunciamento do prefeito Alisson Bezerra de Motorola, como pré-candidato ao governo do estado. Então, vamos aguardar o cumprimento dessas etapas. Mas eu diria que nós já temos um entendimento nesse sentido. Estamos juntos nessa chapa, para, se Deus quiser, criar um momento novo para o Rio Grande do Norte”, concluiu.

Com informações de Portal da 98 FM

Comente

Renúncia de vice e bolsonarismo em Assembleia atrapalham plano de sucessão Fátima Bezerra no RN

21/01/2026

Eleições 2026

                                                           Créditos: Everton Dantas/Divulgação                                                                                                                                                                                                                                                                       O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), afirmou na segunda-feira que comunicou à governadora Fátima Bezerra (PT) que não assumirá o Executivo estadual em abril, quando ela deixará o posto para disputar o Senado. A decisão de Alves — que articula uma candidatura a deputado estadual — atrapalha os planos de sucessão de Bezerra diante da previsão constitucional de que, neste caso de vácuo na posição, a Assembleia Legislativa deve realizar uma eleição indireta para escolher um "governador-tampão".

Fátima apoia o secretário da Fazenda, Cadu Xavier (PT), como sucessor. A possibilidade de escolha da Assembleia por um nome de oposição para o possível “governo tampão”, por outro lado, é vista com preocupação pelo entorno da governadora. O nome escolhido pelos deputados ficaria no posto de governador durante o período de campanha eleitoral, deixando o cargo em janeiro caso não seja reeleito.

Em nota divulgada nesta terça-feira, Walter Alves afirma que cientificou a governadora que a posição do MDB no Rio Grande do Norte é “de caminhar com os partidos Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD”. Ele afirma que a decisão de apoiar uma chapa de oposição foi tomada após consulta aos correligionários.

Por outro lado, o vice-governador diz que ratificou o posicionamento de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.

A eleição indireta na Assembleia torna o panorama para a disputa pelo governo em outubro aberta. O que pesa contra Fátima é a capilaridade do PL na Casa, que deve responder por um terço dos votos no período posterior à saída da governadora. O cenário dificultaria a eleição de um nome apoiado por ela no estado, que é o berço eleitoral do líder da oposição, Rogério Marinho (PL).

A base governista na Assembleia, composta de PT e PV, ocupa seis cadeiras, mesma quantidade do PL. Há, no entanto, a expectativa que a bancada bolsonarista cresça com a janela partidária e se torne a maior da Casa. Já a coligação União Brasil e PP tem três cadeiras, enquanto o PSDB ocupa seis.

Com informações de O Globo                                                    

Comente

Acidente com dois trens de alta velocidade na Espanha deixa pelo menos 21 mortos

19/01/2026

Acidente com Vitimas Fatal

                                                              Foto: X/Reprodução                                                                                                                                

Um trem de alta velocidade descarrilou no sul da Espanha neste domingo, 18, invadindo a via oposta e atingindo outro trem que vinha em sentido contrário, em um acidente que deixou ao menos 21 mortos e 73 feridos, conforme informaram as autoridades locais. Antonio Sanz, conselheiro de saúde da região da Andaluzia, onde ocorreu a colisão, afirmou que as autoridades temem que o número de mortos possa aumentar ainda mais.

O trem noturno que fazia a rota Málaga-Madri saiu dos trilhos e colidiu com uma composição que viajava de Madri para Huelva, outra cidade do sul da Espanha, de acordo com a operadora ferroviária espanhola Adif.

Dois oficiais da Guarda Civil confirmaram o número de mortos à Associated Press por telefone e mensagem de texto. Eles falaram sob condição de anonimato, conforme as normas da corporação.

Os serviços de emergência da Andaluzia, região onde ocorreu o acidente, informaram que foram registrados 25 feridos graves. A chefe da Proteção Civil regional, María Belén Moya Rojas, disse ao canal Canal Sur que o acidente aconteceu em uma área de difícil acesso. Moradores locais levaram cobertores e água ao local para ajudar as vítimas, relatou ela.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em uma postagem no X que estava acompanhando as “notícias terríveis” vindas de Córdoba. “Esta noite vocês estão em meus pensamentos”, escreveu ela em espanhol.

A ADIF informou que os serviços ferroviários entre Madri e as cidades da Andaluzia não irão operar nesta segunda-feira.

Comente

Município de Touros tem 12 meses para iniciar reforma de escola após decisão judicial

19/01/2026

Prazo 12 Meses

Justiça do RN participa de ação nacional para revisar prisões e penas irregulares - Foto: José Aldenir/Agora RN                                                              Justiça do Rio Grande do Norte - Foto: José Aldenir/Agora RN                                                                    

Justiça do Rio Grande do Norte determinou que o Município de Touros realize reformas e adaptações na Escola Municipal Manoel Tarquino, localizada no Distrito São José, na zona rural do município. A decisão é do juiz Pablo de Oliveira Santos, da 2ª Vara da Comarca de Touros, que estabeleceu o prazo de 12 meses para o início do processo licitatório e a execução das intervenções necessárias, sob pena de multa.

A medida é resultado de ação originada em Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Durante a apuração, o órgão identificou diversos problemas estruturais no prédio da unidade de ensino e apontou a necessidade de reparos e adaptações para garantir condições adequadas de funcionamento da escola para estudantes, professores e demais servidores.

Em sua contestação, o Município de Touros apresentou laudo técnico elaborado por profissional da engenharia. O documento informou que a edificação necessita de revisões constantes devido ao alto nível de agressividade do ambiente, o que demanda manutenções frequentes. A Prefeitura também comunicou que um novo prédio está em construção para substituir a atual estrutura da escola, com previsão de oferecer melhores condições de qualidade e conforto.

Ao analisar o caso, o juiz Pablo de Oliveira Santos afirmou que é dever do Poder Público investir recursos na educação e garantir ambientes adequados para o aprendizado e o trabalho. Segundo o magistrado, cabe ao Município assegurar infraestrutura que proporcione segurança aos alunos e servidores.

“O Município requerido tem conhecimento dos problemas estruturais na Escola Municipal Manoel Tarquino, todavia, não trouxe aos autos qualquer elemento probatório apto a demonstrar a efetiva e integral resolução dos problemas noticiados, ainda que tenha sustentado que um novo prédio estaria sendo construído”, observou o juiz.

O magistrado também mencionou a existência de previsão legal que impõe ao poder público a adoção de medidas para assegurar o direito à educação de crianças e adolescentes. Diante disso, considerou necessária a determinação para que o Município de Touros dê início ao procedimento licitatório e realize a reforma da escola.

De acordo com a decisão, a execução das obras deverá sanar todos os problemas apontados no laudo pericial, garantindo uma estrutura física adequada para o atendimento das necessidades das crianças, com segurança para alunos e servidores. Fonte Agora RN

Comente

Leite de jumenta vira aposta para saúde, cosméticos e economia

19/01/2026

Leite de Jumenta

                                                                  Créditos: Divulgação

 

Muitos mistérios rondam a vida de Cleópatra, a rainha mais famosa do Egito. Há até dúvida sobre sua beleza, retratada nos livros e filmes. Mas, uma coisa é certa: ela estava à frente do seu tempo. Quando o mundo ainda contava o tempo Antes de Cristo, ela já usava batom vermelho e tomava banhos de leite de jumenta.

O bicho ameaçado de extinção no Nordeste banhava a pele de uma das mulheres mais importantes da história com a composição que pode ser a salvação do semiárido nordestino. Já conhecido como “ouro branco”, o leite de jumenta é rentável e muito mais nutritivo que o leite de vaca. É, inclusive, o que mais se aproxima do leite materno de nós, os seres humanos. No Brasil, é quase impossível conseguir um vendedor. Não existe um comércio formal. Contudo, 2026 promete virar essa chave, inclusive, para abastecer os bancos de leite das UTIs neonatais pelo país, já que o leite se assemelha ao humano. Na Universidade do Agreste de Pernambuco (Ufape), cientistas trabalham para que, ainda este ano, o leite de jumenta possa ser utilizado com segurança em unidades de terapia intensiva pediátrica, graças ao seu potencial terapêutico.

O leite de jumenta apresenta baixo teor de gordura e calorias, alto teor de lactose e whey proteins, que são proteínas solúveis que facilitam a digestão, além de uma baixa proporção de caseína, a principal responsável pelas reações alérgicas ao leite de vaca. Essa combinação explica porque, em diversos estudos clínicos, entre 82,6% e 98,5% das crianças com alergia à proteína do leite de vaca toleram bem o consumo do leite de jumenta.

Esse perfil nutricional faz dele um candidato valioso como alternativa para indivíduos com alergias alimentares e sensibilidades digestivas, em especial crianças pequenas que não toleram o leite bovino e precisam de uma fonte de nutrientes de fácil digestão. Pesquisas apontam ainda que o leite de jumenta pode modular o microbioma intestinal, aumentar a defesa antioxidante e exercer efeitos anti-inflamatórios, embora a maior parte desses efeitos ainda esteja sendo estudada em modelos experimentais e ainda precisem de ensaios clínicos em larga escala para confirmar benefícios terapêuticos amplos. Mas, convenhamos, é um avanço.

Cosméticos
O leite de jumenta também é um bom produto para a confecção de cosméticos, sendo benéfico em outro aspecto: não precisa abater o animal, como ocorre atualmente e está dizimando a espécie na região Nordeste.

Os pesquisadores destacam ainda que essa experiência já é realidade em países como a Itália, que serviu de inspiração para o modelo adotado por aqui. “Além do consumo direto, o leite pode ser transformado em derivados cosméticos e alimentos funcionais, contribuindo para o desenvolvimento de cadeias produtivas locais e para a geração de renda complementar aos produtores rurais”, afirma o professor de veterinária Gustavo Carneiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O leite de jumenta é rico em vitaminas (incluindo C e diversas do complexo B) e minerais, e os estudos apontam que esses constituintes podem favorecer hidratação, elasticidade e reparação cutânea (cicatrização), razão pela qual já é ingrediente de cremes, sabonetes e máscaras faciais usados especialmente no mercado europeu e asiático.

Nas plataformas de comércio eletrônico, o leite de jumenta começa a ganhar espaço no nicho fora do país. Consumidores interessados em versões liofilizadas (em pó) ou embaladas para consumo direto já encontram opções em marketplaces globais e em sites especializados em produtos naturais, embora a oferta ainda não é continuada e frequentemente envolve importação.

O interesse crescente também alimenta uma revalorização da asinocultura, a criação de jumentos voltada para produção de leite, como componente de uma economia rural mais diversificada. Com a possibilidade de transformar não apenas o leite, mas também subprodutos como colágeno, gelatina, queijos e biofármacos, a cadeia produtiva associa sustentabilidade, inovação e geração de valor agregado aos pequenos produtores. E, repetimos, preservando a espécie, que não precisa ser abatida - as principais causas para o abate da espécie são a exportação de pele e o desuso do trabalho do jumento no campo por causa da mecanização.

Segundo o zootecnista Alex Bastos, responsável técnico da Nordeste Pecuária, essa mudança de cenário remodela a importância do animal que, apesar de ser um símbolo do Nordeste, é oriundo da África. “Sem valor econômico e social, o animal doméstico tende ao abandono. Quando passa a ser valorizado, recebe cuidado, manejo adequado e passa a integrar um ciclo produtivo sustentável. O clima, a vegetação da caatinga e a rusticidade do animal formam uma combinação altamente favorável. Com manejo zootécnico adequado, o semiárido se torna uma região extremamente competitiva para a asinocultura”, pondera.

Com informações de Correio 24 horas

 

 

 

 

Comente

Morre aos 73 anos Raul Jungmann, ex-deputado e ex-ministro de Temer e FHC

19/01/2026

Morre Ex Ministro aos 73 Anos.

                                                                 Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O ex-ministro Raul Jungmann morreu neste domingo (18), em Brasília, aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Mineração, instituição da qual era diretor-presidente desde 2022.

Jungmann lutava contra um câncer no pâncreas. Foi internado em novembro de 2025 e chegou a deixar o hospital em dezembro. No fim do mês, próximo ao Natal, voltou a ser internado e saiu após o Ano Novo. Ele foi internado novamente neste sábado (17).

Ao longo da carreira política, ocupou quatro vezes o cargo de ministro e teve três mandatos na Câmara dos Deputados. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias.

Já na gestão de Michel Temer, comandou o Ministério da Defesa. Em 2018, tornou-se o primeiro ministro da Segurança Pública do Brasil.

Ainda no governo Temer, Jungmann também foi responsável por coordenar operações baseadas em decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autorizaram o emprego das Forças Armadas em estados afetados por crises na segurança pública.

Na juventude, militou no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ao longo da trajetória partidária, foi filiado ao MDB entre 1972 e 1994, integrou o PPS até 2001, migrou para o PMDB e retornou ao PPS em 2003, no qual permaneceu até 2018.

Com informações de g1

 

 

Comente

VÍDEO: Homem invade casa da prefeita no interior do RN, causa pânico e entra em confronto com a polícia

19/01/2026

Invasão a Casa da Prefeita

Durante a tentativa de contenção, o homem reagiu com agressividade, arremessando telhas contra os policiais e quebrando o vidro de uma viatura da PM, elevando a tensão da ocorrência.

Após a ação, os policiais conseguiram dominar o suspeito, que foi preso e encaminhado à delegacia de plantão, onde ficará à disposição da Justiça.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Novo Notícias (@novonoticias)

Comente

Lei Câmara Cascudo abre inscrições para projetos do Carnaval 2026

18/01/2026

Lei Camara Cascudo

Governadora do RN veta projeto que alterava regras de repasse do ICMS, IPVA e Fundeb aos municípios por risco fiscal e insegurança jurídica.                                                                Foto: Sandro Menezes                                                                                                                            

O Governo do Rio Grande do Norte abriu inscrições excepcionais da Lei Câmara Cascudo para projetos culturais voltados ao Carnaval de 2026. A medida foi oficializada nesta sexta-feira (16), por meio de uma Portaria Conjunta publicada pelas secretarias estaduais da Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz). A iniciativa busca, acima de tudo, assegurar que as festividades carnavalescas não fiquem sem apoio financeiro durante a transição para um novo modelo de gestão do programa. O Estado definiu que as inscrições ocorrem em caráter de urgência entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026. As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail programaculturalcamaracascudo@gmail.com até as 23h59 do último dia do prazo. Conforme o governo, a abertura desse período excepcional evita prejuízos ao calendário cultural potiguar, especialmente para produtores que dependem do incentivo fiscal para viabilizar eventos de grande porte.

Lei Câmara Cascudo passa por processo de modernização

Atualmente, o Programa Câmara Cascudo atravessa uma fase de modernização. Esse processo envolve, além da Secult, a Controladoria Geral do Estado (Control) e a Secretaria da Fazenda. Segundo o governo, o objetivo é tornar o mecanismo mais democrático, transparente e eficiente. Por isso, o Estado elabora um novo decreto regulamentador que deve atualizar as regras de funcionamento do programa.

Além disso, o novo modelo resulta de escutas públicas, reuniões com produtores culturais e integrantes da Comissão Estadual da Câmara Cascudo. De forma semelhante, a equipe técnica também realizou pesquisas sobre leis de mecenato adotadas em outros estados. Como resultado, o governo pretende alinhar o programa às melhores práticas já consolidadas no país.

A secretária de Estado da Cultura, Mary Land Brito, explica que a abertura dessa janela específica para o Carnaval funciona como solução estratégica durante o período de ajustes. Segundo ela, embora o programa esteja em transição, o governo optou por não interromper o fluxo de apoio às manifestações culturais tradicionais do Rio Grande do Norte.

“Estamos modernizando a Lei Câmara Cascudo para torná-la mais democrática e alinhada às necessidades do setor. No entanto, como estamos em transição, abrimos este prazo emergencial para viabilizar o Carnaval”, afirmou a secretária. Posteriormente, após a publicação do novo decreto, o calendário regular de inscrições para o restante de 2026 será retomado integralmente.

Por outro lado, a revisão do programa também reforça o compromisso do Governo do RN com a boa aplicação dos recursos públicos. A Portaria Conjunta conta com assinaturas dos titulares da Secult, Control, Sefaz e da Fundação José Augusto (FJA). Assim, o Estado assegura a conformidade técnica e jurídica necessária para o repasse dos incentivos fiscais aos projetos selecionados.

Comente

Fundeb: Estado e 89 municípios não terão complementações em 2026

18/01/2026

Sem Comlementaçães

                                                     De acordo com a Undime-RN, a expectativa é de que o FNDE divulgue em março os motivos pelos quais os entes não receberão as receitas | Foto: Arquivo TN                                                                                     

As redes de ensino do Estado do Rio Grande do Norte e de 89 municípios potiguares ficarão sem recursos complementares do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) em 2026, conforme dados do Fundo Nacional de Educação (FNDE), compilados pela TN. Do total, 19 ficarão sem as receitas do Valor Aluno Ano Total (VAAT), 50 não receberão o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), enquanto 20 não poderão contar com os recursos dos dois indicadores. Ambas as complementações são pagas pela União. A ausência de complementações ocorre por falhas no cumprimento de critérios técnicos ou por o ente já ter atingido a capacidade mínima exigida de investimento por aluno. Fontes ouvidas pela reportagem avaliam que a ausência das receitas reduz a capacidade de investimentos, com impactos diretos na Educação. A União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime-RN) afirmou que acompanha permanentemente a situação, prestando orientação técnica aos dirigentes municipais, dialogando com os órgãos federais e articulando ações formativas para apoiar as redes na recuperação dessas complementações nos próximos ciclos. O Fundeb é composto por recursos de estados, municípios e da União, além das complementações, as quais têm por finalidade o equilíbrio de investimentos entre os entes federados. O indicador VAAT está ligado à capacidade de investimentos de estados e municípios. Ele é pago pela União quando as receitas do fundo, excluindo-se as complementações, não atingem o valor anual mínimo estabelecido por aluno em uma determinada rede. Para 2026, esse valor mínimo foi estabelecido em R$ 10.194,38. Este, no entanto, não é o único pré-requisito para habilitação ao VAAT.

Comente

Confronto com a polícia termina com apreensão de armas de grosso calibre em Goianinha

18/01/2026

Prisão e Apreensão

                                                       Créditos: Divulgação PMRN

Uma ação policial registrada na noite deste sábado (17) terminou com a apreensão de armas de grosso calibre no município de Goianinha. A ocorrência foi atendida por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar.

De acordo com as informações repassadas pela PM, os policiais realizavam patrulhamento nas proximidades de uma praça, no centro da cidade, quando decidiram abordar um veículo considerado suspeito. Durante a tentativa de abordagem, os ocupantes do carro reagiram e efetuaram disparos contra a equipe.

Houve confronto, e a situação foi controlada pelos policiais. No local, foram apreendidos um fuzil calibre 5,56 mm, uma espingarda calibre 12, um revólver, um aparelho celular e diversas munições.

Um dos envolvidos foi baleado durante a ação, recebeu atendimento imediato e foi encaminhado a uma unidade hospitalar. Os demais suspeitos foram detidos e conduzidos à delegacia de plantão, onde o caso foi registrado e os procedimentos legais adotados.

Com informações de Portal da Tropical

Comente

Idosa de 69 anos é presa por embriaguez ao volante durante blitz no litoral do RN

18/01/2026

Se For Dirigi Não Beba

                                                            Créditos: Divulgação PMRN

 

Uma idosa de 69 anos foi presa por dirigir sob efeito de álcool durante uma blitz da operação Zero Álcool realizada na noite desta sexta-feira (16), na praia de Muriú, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. A informação é do Portal da Tropical.

De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, a condutora foi abordada durante a fiscalização e submetida ao teste de alcoolemia. O resultado apontou 0,58 miligramas de álcool por litro de ar expelido, índice quase duas vezes superior ao limite que configura crime de trânsito.

Após o flagrante, a mulher foi encaminhada à Central de Flagrantes para os procedimentos legais. O veículo que ela conduzia também foi apreendido, já que estava com o licenciamento em atraso, sendo removido para o depósito do Detran.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comente

VÍDEO: Passageiro é expulso de voo pela PF após se recusar a colocar celular em modo avião

18/01/2026

Modo Avião

                  

Em nota, a Latam informou que pediu apoio da Polícia Federal devido ao comportamento indisciplinado do passageiro e reforçou que segue rigorosamente os protocolos de segurança. Leia nota da PF:

“A Polícia Federal esclarece que, em ocorrências envolvendo a retirada de passageiros de aeronaves, sua atuação ocorre exclusivamente quando acionada pela tripulação, em cumprimento à determinação do comandante da aeronave, conforme previsto nos artigos 167 e 168 do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565/1986), que atribuem ao comandante a autoridade e a responsabilidade pela ordem, disciplina e segurança a bordo.

No caso em questão, a Polícia Federal foi acionada para proceder à retirada de um passageiro da aeronave, medida adotada por decisão da tripulação. A atuação policial limitou-se ao acompanhamento e à retirada do passageiro, de forma prioritariamente voluntária, com o objetivo de preservar a ordem e a segurança no ambiente aeroportuário.

Após a retirada, o passageiro foi encaminhado à área externa do terminal. Eventuais decisões relativas à remarcação de voo, reembolso ou demais providências comerciais são de exclusiva responsabilidade da companhia aérea, por se tratarem de questões contratuais entre a empresa e o passageiro, não competindo à Polícia Federal deliberar sobre tais medidas.

A Polícia Federal reforça que, nessas situações, sua atuação se exaure com o cumprimento da determinação do comandante da aeronave, não havendo ingerência sobre decisões comerciais das companhias aéreas.”

Com informações de SBT News

Comente

RN fica em último lugar em investimentos no Nordeste

17/01/2026

Ultimo Lugar em Investimento

                                                         Governo afirma que o investimento em 2025 foi o terceiro maior dos últimos 16 anos | Foto: Arquivo TN           

O Rio Grande do Norte foi o estado nordestino que menos investiu entre janeiro e outubro de 2025 em relação à sua receita total, segundo relatório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A despesa liquidada com investimentos no estado foi de 3%, ficando atrás dos vizinhos Paraíba (11%) e Ceará (7%) e dos outros estados do Nordeste: Maranhão e Piauí investiram 13%. O resultado é parcial, mas repete o que ocorreu na região entre janeiro e dezembro de 2024, quando o RN teve o pior desempenho, com 5% de suas despesas empenhadas em investimentos. Outro dado que reflete essa desigualdade é o de investimentos per capita, ou seja, o valor investido dividido pela população do estado. Tanto o resultado parcial de 2025 quanto o consolidado de 2024 apontam que o RN teve o pior resultado da região nesse índice. O investimento per capita liquidado até outubro de 2025 foi de R$ 106,55, mas o valor orçado para o ano era de R$ 460,40, segundo levantamento elaborado pela Aequus Consultoria Econômica e Sistemas, com dados da STN/Siconfi. Em 2024, o estado teve per capita empenhado o valor de R$ 313,19.

A economista Tânia Villela, diretora da Aequus Consultoria, observa que os valores poderão mudar depois que entrarem os dados de novembro e dezembro, que são meses importantes para a execução dos investimentos. Os estados têm até o fim de janeiro para enviar as informações ao Tesouro Nacional. Ela explica que investimentos são aplicados especialmente em obras, compra de equipamentos e infraestrutura de entes públicos.

Comente

Homem morre após passar mal enquanto corria na praia de Pirangi

17/01/2026

Lamentável

                                                                 Créditos: reprodução/TV Tropical

 

Um homem morreu após passar mal enquanto corria na manhã deste sábado (17), na praia de Pirangi, em Parnamirim, na Grande Natal. Natural de Belém, no Pará, ele estava no litoral potiguar, aproveitando as férias. Com informações de TV Tropical.

Simultaneamente estava acontecendo uma prova de corrida de rua no local. A vítima não fazia parte da lista oficial de inscritos e estaria correndo entre os participantes, prática conhecida popularmente como ‘pipoca’.

Mesmo sem inscrição, ele recebeu atendimento imediato da equipe médica da prova. Dois cardiologistas que participavam da corrida realizaram manobras de reanimação ainda na areia.

Em seguida, a vítima foi levada pelo SAMU para a UPA Márcio Marinho, mas não resistiu. As circunstâncias da morte serão apuradas.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comente

Sem a presença de Lula, acordo UE-Mercosul é assinado no Paraguai neste sábado (17)

17/01/2026

UE-Mercosul.

                                                               Foto: Agência Brasil                                                                                                                                 

O Acordo UE-Mercosul será assinado neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai, em uma cerimônia considerada histórica para o comércio internacional. Embora todos os demais presidentes do bloco sul-americano confirmem presença, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o único chefe de Estado do Mercosul ausente do evento. Assim, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representa oficialmente o Brasil na assinatura. A cerimônia ocorrerá a partir das 12h, no Grande Teatro José Asunción Flores, sede do Banco Central paraguaio. Antes disso, às 11h30, está prevista a chegada das delegações. Logo depois, os chefes de delegação dos países do Mercosul e da União Europeia fazem discursos oficiais, seguidos da assinatura do tratado pelos ministros das Relações Exteriores e da foto oficial do encontro. Acordo UE-Mercosul reúne mercados e amplia comércio

Conforme dados do Itamaraty, Mercosul e União Europeia somam cerca de 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto combinado de US$ 22,4 trilhões. O Acordo UE-Mercosul, negociado ao longo de mais de duas décadas, prevê a redução de tarifas, a ampliação do fluxo de investimentos e, além disso, uma maior integração entre os mercados dos dois blocos.

Segundo o próprio presidente Lula, que comentou o tema nesta sexta-feira (16), as negociações representaram “mais de 25 anos de sofrimento e tentativa”. Por outro lado, a assinatura marca o encerramento de uma das mais longas tratativas comerciais da história recente. A União Europeia, vale destacar, é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás apenas da China. Em 2025, a corrente de comércio entre Brasil e UE alcançou US$ 100 bilhões.

Próximos passos após a assinatura

Depois de assinado, o tratado ainda precisará passar por aprovação do Parlamento Europeu e dos Congressos nacionais de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Na Europa, certos trechos também devem ser analisados por parlamentos de Estados-membros. Ainda assim, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou que o acordo pode entrar em vigor no segundo semestre.

Devem participar da cerimônia autoridades como o presidente da Argentina, Javier Milei; o presidente do Paraguai, Santiago Peña; o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; e o presidente do Conselho Europeu, António Costa. Fonte Ponta Negra News

Comente

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

17/01/2026

Investigação Por Mais 60 Dias.

Sessão da Segunda Turma do STF - 20/05/2025 Ministro Dias Toffoli durante sessão da Segunda Turma do STF Foto: Gustavo Moreno/STF                                                                 Foto: Gustavo Moreno/STF                                                                                                                       

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli prorrogou por mais 60 dias as investigações, no âmbito do inquérito 5026, que corre sob sigilo no Distrito Federal e apura as irregularidades na operação de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). O ministro atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF), que investiga o caso. Além disso, o ministro determinou a intimação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que tome ciência da continuidade das investigações.

As investigações da PF apontam que o esquema de desvios em operações do banco pode chegar a R$ 12 bilhões, com a emissão de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) sem lastro. O Master chegou a prometer aos clientes até 40% acima da taxa básica do mercado. A polícia apura ainda a participação de dirigentes do BRB no esquema. Em março do ano passado, banco brasiliense chegou a anunciar a compra do Master. A operação teve o aval do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O negócio foi barrado pelo Banco Central (BC) que constatou irregularidades nos papéis apresentados pelo Master para assegurar a solidez de sua carteira.

“Posto isso, considero que as razões apontadas para prorrogação, por mais 60 (sessenta) dias, devem ser deferidas. Intime-se a Procuradoria-Geral da República”, despachou Toffoli. As autoridades apuram prática de crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro. Entre as medidas autorizadas estão o sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam os R$ 5,7 bilhões.

Agência Brasil

Comente

Homem é preso com maconha e cocaína em ação da PM em Pureza, no RN

17/01/2026

Policiais também encontraram uma balança de precisão

1768650895542009 0                                                           Homem é preso com maconha e cocaína em ação da PM em Pureza, no RN - Foto:                                       

Policiais militares da Força Tática do 17º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte apreenderam drogas e uma balança de precisão durante patrulhamento em Pureza, na noite desta sexta-feira 16, após receberem denúncia de tráfico nas proximidades do Olheiro de Pureza, área de grande circulação neste período do ano.

A equipe foi ao local para verificar a informação e localizou o suspeito. Na abordagem, os policiais encontraram porções de maconha e cocaína, além de uma balança de precisão.

O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, onde foram realizados os procedimentos legais. Fonte Agora RN.

Comente

Homem flagra funcionária de padaria com o pé em assadeira: “Nojo”

17/01/2026

Falta de Higiene

                                                        Créditos: Reprodução

 

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma funcionária de uma conhecida rede de padarias dos Estados Unidos apoiando o pé em uma assadeira usada na produção de alimentos. O registro foi feito por um cliente identificado como Zlata Dubois (@zlatadubois) e já ultrapassa 33,8 milhões de visualizações no TikTok.

As imagens geraram indignação entre internautas, que criticaram a falta de higiene e relataram supostas situações semelhantes em outras unidades da rede. O autor do vídeo afirmou que desistiu do pedido após presenciar a cena.

Em nota, a empresa informou que o vídeo foi gravado há cerca de um ano, em uma unidade da Flórida, e que o episódio não reflete as condições atuais do estabelecimento. Segundo a rede, houve mudança na gestão após o ocorrido e as medidas cabíveis foram adotadas em relação à funcionária.

A empresa afirmou ainda que seus funcionários são treinados para seguir rigorosos padrões de saúde e segurança, conforme declaração divulgada pela revista People .Fonte Grande Ponto.

Comente