
Convocados. - 22/01/2026
Convocados em concursos no RN chegam a dormir em Junta Médica por atendimento
Convocados de concursos públicos da Educação e da Saúde do Rio Grande do Norte têm enfrentado problemas com agendamento e longas filas para realizar os exames necessários na Junta Médica do Estado.
Os exames são necessários para que eles possam assumir seus cargos como servidores. Em nota, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou que adota medidas emergenciais para regularizar os atendimentos e que, em um intervalo de aproximadamente 20 dias, realizou mais de 3 mil nomeações.
Nesta quarta-feira (21), mais uma vez o cenário de incerteza se repetiu no Centro Administrativo, em Natal. Alguns convocados chegaram a dormir no local para serem atendidos.
Os convocados reclamam que o agendamento não está sendo feito pelo site e que, quando vão à junta médica em busca de encaixe, também acabam não sendo atendidos. Dentre os presentes, as queixas são as mesmas: atrasos no início dos atendimentos, número reduzido de médicos e ausência de informações claras sobre vagas disponíveis.
Em resposta às queixas, a Sead destacou que desde o dia 20 foram designados mais médicos da Sesap para atuar de forma exclusiva em apoio à Junta Médica.
Além da dificuldade de agendamento, os aprovados também demonstram preocupação com a validade dos exames, que podem expirar e gerar novos custos, e com a necessidade de pedir prorrogação de posse. Embora a Sead tenha informado que a prorrogação é um direito previsto em lei, muitos temem que isso gere prejuízos, como atraso na análise da documentação ou mudança na ordem de nomeação.
Em resposta às queixas dos aprovados, a Sead reforçou ainda que novas vagas de agendamento continuarão sendo liberadas diariamente às 12h, exclusivamente pelo sistema online, e orientou os candidatos a evitarem comparecer presencialmente sem agendamento, alegando que isso compromete a organização dos atendimentos. Questionada sobre a quantidade de atendimentos realizados por dia, a pasta respondeu que não há previsão exata, uma vez que depende da forma de atendimento de cada médico, podendo então variar de 15 até 100 atendimentos por dia.
Com informações de g1 RN e Tribuna do Norte
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01
