
Declaração vem após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal em Mossoró - 16/02/2024
Sistema prisional do Rio Grande do Norte foi reforçado, afirma secretário
Coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública do RN, fala em “alerta” - Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, disse na manhã desta quinta-feira 15 que, após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal em Mossoró, “acendeu um alerta” nas atividades de segurança e houve um reforço no sistema prisional do Estado. O caso aconteceu nesta quarta-feira 14 e se tornou a primeira fuga registrada em uma penitenciária federal brasileira. “Desde o início que tomamos conhecimento da ocorrência lá de Mossoró que acendeu um alerta para todos nós, tanto nas atividades na rua com a Polícia Civil, Polícia Militar e também com o sistema prisional, então houve um reforço no sistema prisional do Rio Grande do Norte, inclusive com a outra aeronave – Potiguar 01 – que ficou sobrevoando a área aqui de Alcaçuz, da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) e Ceará-Mirim”, destacou o secretário.
Identificados como Rogério da Silva Mendonça, conhecido como “Tatu”, e Deibson Cabral Nascimento, o “Deisinho”, os dois fugitivos são do Acre e estavam na penitenciária desde 27 de setembro de 2023. Segundo as investigações, os detentos estavam diretamente envolvidos na rebelião ocorrida no Presídio Antônio Amaro Alves, no Acre, em 26 de julho do mesmo ano.
As autoridades ainda não divulgaram detalhes específicos sobre a natureza da ocorrência, mas as buscas pelos presos têm sido realizadas 24 horas por dia e as equipes contam com aeronaves e drones, de acordo com informações de André Garcia, secretário de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), durante coletiva de imprensa.
À Folha de São Paulo, o juiz federal Walter Nunes, corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró, declarou que esse incidente representa, “sem dúvidas”, o episódio mais grave já ocorrido na história das prisões de segurança máxima do Brasil.
Além de ocupar o cargo de corregedor, Nunes é o coordenador geral do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal. Ele informou que uma análise minuciosa da situação será conduzida. O levantamento completo, incluindo aspectos periciais, está em andamento, conforme explicou o magistrado.
Faça Seu Comentário:
Comentários
disse:
em 01/01/1970 - 12:01
