Governo cria base nacional para consulta de celulares roubados
24/06/2026
Governo Lula
Governo cria base nacional para consulta de celulares roubados
O governo federal ampliou nesta terça-feira (23) o programa Celular Seguro e passou a estruturar uma base nacional de consulta de celulares roubados. A medida integra uma nova estratégia de combate ao mercado ilegal de aparelhos no país.
O objetivo, segundo o governo, é reduzir a revenda de celulares de origem criminosa. Além disso, a iniciativa busca ampliar o rastreamento e facilitar a recuperação dos aparelhos.
Sistema unifica dados em todo o país
O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva formaliza o Celular Seguro como política permanente. Além disso, cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), que reúne dados de todos os estados e do Distrito Federal.
O sistema integra informações do programa, de boletins de ocorrência e do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI). Dessa forma, a base consolida registros de celulares roubados ou irregulares em um único ambiente nacional.
Segundo o governo, a estimativa é de que cerca de 2,9 milhões de aparelhos estejam aptos para recuperação.
Consulta poderá ser feita antes da compra
Com a atualização, qualquer cidadão poderá verificar a situação de um celular antes da compra. A consulta será feita pelo aplicativo ou pelo site do Celular Seguro.
O sistema utilizará o número do IMEI, código de 15 dígitos que identifica cada aparelho. Após a verificação, o resultado indicará se o celular está “com restrição” ou “sem restrição”.
Além disso, o governo alerta que o IMEI pode ser consultado na embalagem do aparelho ou ao digitar *#06# no telefone.
Aparelhos irregulares poderão ser bloqueados gradualmente
De acordo com o governo, celulares com irregularidades poderão sofrer bloqueio progressivo. O processo pode começar com restrições a aplicativos bancários e serviços públicos.
Em seguida, o sistema pode avançar para limitações mais amplas até inviabilizar o uso do aparelho.
Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, a medida também mira o mercado ilegal. Ele afirmou que o governo pretende atingir quem lucra com a revenda de celulares roubados.
Recuperação ficará com as polícias civis
A recuperação dos aparelhos ficará sob responsabilidade das polícias civis estaduais, dentro do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Quando um celular ativar nova linha telefônica, o sistema poderá gerar alerta para investigação e possível recuperação.
Segundo o governo, a iniciativa já passou por testes em estados como Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará, com recuperação de milhares de aparelhos.
Governo também reforça alerta de segurança
Durante o anúncio, o presidente Lula destacou a importância da prevenção contra roubos de celulares. Ele afirmou que o aparelho concentra dados pessoais, informações bancárias e registros privados.
Além disso, reforçou a necessidade de atenção em locais públicos para evitar furtos e assaltos. Fonte Ponta Negra News

Policial civil é baleado no rosto após troca de tiros em Nísia Floresta
24/06/2026
RN Inseguro
Policial civil é baleado no rosto após troca de tiros em Nísia Floresta
Casa ficou com marcas dos tiros | Foto: Cedida
Um policial civil foi baleado no rosto durante uma troca de tiros em uma ação de cumprimento de mandado de busca e apreensão, na madrugada de segunda-feira (22), em Nísia Floresta, na Grande Natal.
A ocorrência aconteceu por volta das 5h15, na Colônia de Pium. O caso envolveu policiais civis e o marido de uma policial militar que estava na residência alvo da operação.
Segundo a Polícia Civil, o agente sofreu um disparo de raspão no rosto e recebeu atendimento médico. O estado de saúde dele segue estável.
Suspeito é preso após confronto
Durante a ação, o homem que estava na residência reagiu à abordagem e iniciou a troca de tiros. Em seguida, os policiais o prenderam em flagrante por posse ilegal de arma e tentativa de homicídio.
De acordo com a investigação, ele utilizou uma espingarda calibre 12 em situação irregular. Além disso, os policiais afirmam que seguiram protocolos operacionais, com identificação prévia da equipe e verbalização da ação durante o cumprimento do mandado.
Mandado envolvia outro investigado
A Polícia Civil informou que a residência integrava um conjunto de endereços ligados a um investigado. No entanto, os agentes não encontraram o alvo do mandado no local durante a operação.
Além disso, os policiais prenderam o investigado em outro endereço vinculado a ele, ao longo da mesma ação.
Defesa apresenta versão sobre a ocorrência
Segundo o relato da policial militar, ela estava na residência com o esposo e o irmão no momento da ação. De acordo com ela, o pai percebeu a movimentação dos agentes ainda do lado de fora da casa.
Ele dormia em uma área externa e acordou após ouvir o portão ser derrubado. Em seguida, correu para dentro do imóvel e chamou o esposo da policial.
Enquanto isso, a defesa afirma que o casal não identificou os agentes como policiais no momento da abordagem e acreditou se tratar de criminosos.
Caso segue sob investigação
O caso segue em apuração para esclarecer as circunstâncias da troca de tiros. Além disso, as autoridades analisam os detalhes da ação e a dinâmica do confronto.

Janja vem a Natal na sexta para ato de enfrentamento à violência contra a mulher
24/06/2026
Evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres
Janja vem a Natal na sexta para ato deenfrentamento à violência contra a mulher - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
A primeira-dama do País, Janja da Silva, desembarca em Natal na próxima sexta-feira 26 para participar de um ato voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atividade integra uma mobilização nacional do Governo Federal para fortalecer nos estados as ações do Pacto Brasil Contra o Feminicídio, iniciativa lançada em fevereiro deste ano pelos Três Poderes para ampliar políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.
No Rio Grande do Norte, o encontro está previsto para ocorrer a partir das 17h em um auditório da Arena das Dunas. Convocado pelo PT potiguar com o tema “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, o evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres.
Em publicação nas redes sociais, o partido destacou que o objetivo é fortalecer a mobilização em torno da pauta. “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência. Nesta quinta-feira, vamos nos reunir para fortalecer uma luta que mobiliza e transforma vidas: o enfrentamento à violência contra as mulheres”, diz a convocação divulgada pela legenda. O texto acrescenta que o encontro servirá para reafirmar compromissos com mais direitos, proteção, respeito e igualdade para as mulheres.
A agenda em Natal faz parte de uma série de compromissos que Janja cumprirá no Norte e no Nordeste ao longo da semana. Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, a primeira-dama participa de atividades no Pará, nesta quarta-feira 24, e no Ceará, na quinta-feira 25. A estratégia do Governo Federal é ampliar a articulação com estados e municípios, aprofundar o debate sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Fonte Agora RN.

Deputado cobra que secretaria explique baixa execução de verba para cirurgias
24/06/2026
Tomba Farias cita levantamento que mostra que Estado usou apenas 16% dos recursos destinados pelo Ministério da Saúde, enquanto fila aumenta
Deputado Tomba Farias (PL) durante pronunciamento na Assembleia Legislativa - Foto: Eduardo Maia/ALRN Enquanto isso, cerca de 19 mil potiguares seguem à espera de uma cirurgia, conforme o levantamento citado pelo deputado. A fila reúne pacientes que aguardam procedimentos há meses e, em alguns casos, há mais de um ano.
Para Tomba, a permanência de milhares de pessoas na espera, mesmo com verba disponível, exige resposta imediata do Governo do Estado. “O que mais chama a atenção é que o problema não parece ser a falta de recurso. O dinheiro existe e os recursos foram disponibilizados, mas as cirurgias não estão acontecendo na velocidade que a população precisa”, afirmou o deputado.
O parlamentar também citou avaliação da presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia Soares, secretária municipal de Saúde de Doutor Severiano. Segundo Tomba, ela apontou que o Estado vive uma situação inversa à de anos anteriores. Antes, havia prestadores interessados, mas faltava dinheiro. Agora, haveria recurso disponível, mas hospitais e clínicas não estariam encontrando condições atrativas para aderir ao programa e ampliar a oferta de procedimentos.
“Ora, se há recurso e os pacientes continuam na fila, alguma coisa precisa ser revista. Não é aceitável que milhares de pessoas permaneçam esperando enquanto a verba destinada exatamente para resolver esse problema deixa de ser executada”, disse Tomba.
A cobrança também teve como base observações da presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), Giana da Escóssia Melo. Ela tem defendido que a redução das filas depende de ampliação da capacidade hospitalar, equipes médicas suficientes, disponibilidade de leitos, centros cirúrgicos funcionando de forma regular e aperfeiçoamento da regulação dos pacientes.
Tomba afirmou que não levou o tema ao plenário para abrir uma disputa política, mas para tratar de um problema que afeta diretamente famílias potiguares. Segundo ele, quem aguarda cirurgia convive com dor, limitação física, perda de renda e agravamento do quadro de saúde.
“Não faço esse pronunciamento para promover uma disputa política ou procurar culpados. Faço porque estamos falando de vidas. Estamos falando de pessoas que aguardam meses, em muitos casos, anos por uma cirurgia”, declarou.
O deputado defendeu que a Comissão de Saúde da Assembleia convide o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, para prestar esclarecimentos. A intenção é que a Sesap detalhe os motivos da baixa execução dos recursos, as dificuldades enfrentadas na rede prestadora e as providências adotadas para acelerar os procedimentos.
“É fundamental que o secretário explique a realidade e venha até a Comissão de Saúde para esclarecer os problemas que estão acontecendo, o motivo da baixa execução dos recursos federais, as dificuldades enfrentadas na rede prestadora e as medidas que estão sendo adotadas para acelerar a realização desses procedimentos”, afirmou.
Outro lado
A Secretaria de Estado da Saúde Pública contesta a leitura de que a execução seja de apenas 16% quando se observa apenas a parcela que cabe diretamente ao Governo do Estado. Segundo a Sesap, os R$ 58 milhões do Programa Nacional de Redução de Filas envolvem valores executados por municípios, pelo Estado e também por entidades privadas, dentro do chamado componente crédito. Pela conta apresentada pelo secretário Alexandre Motta, cerca de R$ 9 milhões já teriam sido executados dos aproximadamente R$ 30 milhões destinados diretamente à gestão estadual, o que representaria em torno de 30% dessa parte do orçamento.
Há também divergência sobre o tamanho da fila. O levantamento citado por Tomba fala em cerca de 19 mil pacientes, enquanto a Sesap informa que mais de 40 mil pessoas aguardam procedimentos cirúrgicos no Rio Grande do Norte. O secretário Alexandre Motta já afirmou que a integração dos sistemas de regulação fez a fila aparecer maior, chegando recentemente a 47 mil registros, mas ponderou que parte desses casos pode corresponder a cirurgias já realizadas ou pacientes que deixaram a rede por outros motivos. Agora RN.

Carro elétrico vai ficar mais caro e terá imposto de até 35% em 2027
24/06/2026
Impostos Mais Caros
Créditos: Divulgação/BYD
O governo decidiu, nesta terça-feira (23/6), manter o cronograma de aumento do imposto de importação para carros elétricos e híbridos, que deve chegar a até 35% nos próximos meses. A medida tende a encarecer veículos importados, embora um mecanismo temporário de alívio possa suavizar o impacto no curto prazo.
A decisão foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Gecex), que optou por não alterar a política de recomposição tarifária. Com isso, veículos eletrificados importados, especialmente os que chegam prontos ao país, passam a enfrentar uma carga tributária mais elevada, com o objetivo de incentivar a produção local.
Para reduzir o impacto, o governo autorizou uma cota adicional de importação com imposto zerado por seis meses, no valor total de US$ 463 milhões. Dentro desse limite, montadoras poderão trazer veículos sem pagar imposto. Acima da cota, volta a valer a alíquota cheia.
A medida funciona como um amortecedor e evita uma alta abrupta nos preços, mas não deve mudar a tendência de encarecimento dos carros importados ao longo do tempo.
A política também diferencia o tipo de importação. Veículos desmontados ou semidesmontados continuam com tributação menor no curto prazo, enquanto carros totalmente importados não têm acesso às cotas e ficam sujeitos à alíquota integral.
No caso de veículos semimontados ou montados, a nova alíquota passa a valer a partir do mês de julho. Já no caso de veículos que são desmontados, a medida vale a partir de 1º de janeiro de 2027.
A estratégia reflete a tentativa do governo de equilibrar interesses. De um lado, montadoras instaladas no Brasil pressionam por maior proteção contra a entrada de veículos estrangeiros, especialmente os chineses, que ganharam espaço no mercado nos últimos anos. De outro, empresas que ainda dependem da importação defendem a manutenção de incentivos para evitar repasses imediatos de preços ao consumidor.
Segundo o governo, no entanto, a medida está ligada a outras iniciativas de descarbonização e cuidado com o meio ambiente.
“A medida converge com outras iniciativas do governo voltadas à renovação da frota e ao fortalecimento da inovação e da descarbonização no ecossistema automotivo brasileiro, com veículos mais sustentáveis, que contribuem para a redução das emissões de CO2”, afirmou a Camex em nota.
Metrópoles

Condenado por matar o próprio filho é capturado pela PRF na BR-304 no RN
24/06/2026
Prisão
Créditos: Reprodução
Um homem condenado por matar o próprio filho, de 19 anos, foi preso na tarde desta terça-feira (23), durante uma fiscalização da PRF na BR-304, em Assú. Segundo a PRF, os policiais identificaram que havia um mandado de prisão contra o motorista.
O documento foi expedido pela Vara Única da Comarca de Campo Grande, no RN. De acordo com as informações da polícia, o homem foi condenado pelo homicídio do próprio filho, crime ocorrido no interior do estado.
Após a confirmação da ordem judicial, os agentes realizaram a prisão do condenado ainda no local da abordagem. O suspeito foi encaminhado à Polícia Civil, responsável pelos procedimentos legais relacionados ao cumprimento do mandado de prisão.
A PRF não divulgou detalhes adicionais sobre o crime nem a identidade do preso.
Blog do BG

TRE investiga rede de perfis que promovem Allyson
23/06/2026
Investigação
Perfis pró-Allyson Bezerra (União Brasil) entram na mira da Justiça Eleitoral que solicita dados| Foto: Adriano Abreu
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou que a Meta preserve e forneça dados de cinco perfis do Instagram que promovem conteúdos relacionados ao ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, pré-candidato do partido União Brasil a governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano. A decisão atende a pedido do Partido Novo, que sustenta a existência de uma atuação coordenada, profissionalizada e possivelmente anônima em favor de uma pré-candidatura, com indícios de propaganda eleitoral antecipada referentes aos meses de abril abril a junho de 2026.
Na decisão, a relatora, juíza Sulamita Pacheco, entendeu que há elementos suficientes para justificar a produção antecipada de provas e autorizou o acesso a informações como administradores das contas, e-mails, telefones, registros de acesso, IPs, contas publicitárias, dados de impulsionamento, monetização e eventuais vínculos técnicos entre os perfis investigados.
A magistrada ressaltou que a medida não representa reconhecimento de irregularidade nem atribuição de responsabilidade a qualquer beneficiário dos conteúdos, mas visa esclarecer quem está por trás das contas e verificar se há coordenação, financiamento ou impulsionamento de natureza político-eleitoral.
Segundo a decisão, a identificação dos responsáveis é necessária para confirmar ou afastar a existência de eventual ilícito eleitoral.
Especialistas ouvidos por partidos envolvidos avaliam que a decisão tem elevado potencial probatório, pois poderá revelar se os perfis atuam de forma espontânea ou se integram uma estrutura organizada de comunicação política. O alcance da investigação dependerá das informações que forem fornecidas pela Meta nos próximos dias.
O Partido NOVO sustentava que que o objeto imediato da demanda “é preservar e produzir prova técnica indispensável à identificação dos responsáveis pela criação, administração, financiamento, eventual impulsionamento, monetização e coordenação dos perfis que vêm atuando, de forma aparentemente articulada, na divulgação de conteúdo político-eleitoral em benefício de pré-candidatura determinada”.
O NOVO destacou que “a controvérsia não reside no conteúdo isolado de uma ou outra publicação, mas na própria natureza da atuação digital observada”, tento argumentado, ainda, que se “busca apurar se os perfis impugnados correspondem a manifestações espontâneas. autônomas e desinteressadas de eleitores, constitucionalmente protegidas, ou se, ao contrário, integram rede coordenada de comunicação político-eleitoral, com unidade de estratégia, identidade visual semelhante, colaboração formal entre contas, possível estrutura profissional e eventual financiamento direto ou indireto por agentes vinculados à pré-campanha beneficiada”. Fonte TN.
Determinações à Meta

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões
23/06/2026
Operação
Créditos: Reprodução A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, com o objetivo de desarticular um complexo esquema fraudulento voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, no âmbito da gestão de instituição financeira Digimais, do grupo do bispo Edir Macedo.
Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento do sigilo bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens no valor de até R$ 670.348.945,70.
Durante as investigações, a Polícia Federal teve acesso a relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil que apontaram graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira.
As apurações indicam que o esquema envolveria a manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis, com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle. A prática teria permitido ainda a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Também são investigadas operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador.
Fonte: CNN

Prefeito de Umarizal sofre grave acidente na BR-226
23/06/2026
Acidente
Créditos: Reprodução Instagram @noticiasdorn O prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, se envolveu em um grave acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22), em um trecho da BR-226, entre os municípios de Patu e Olho d’Água dos Borges, no Oeste do RN. As informações são do perfil Notícias do RN.
Segundo relatos de testemunhas, o veículo em que o gestor estava colidiu com um automóvel utilizado para transporte de frutas. Com a força do impacto, os dois veículos ficaram bastante danificados.
Informações que circulam em grupos de mensagens apontam que o condutor do outro veículo não teria resistido aos ferimentos. No entanto, até a publicação desta matéria, não havia confirmação oficial sobre a morte.
Equipes de resgate foram acionadas para prestar socorro aos envolvidos. As circunstâncias do acidente ainda deverão ser apuradas pelas autoridades.
Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria do prefeito informou que Raimundo Pezão retornava de uma agenda administrativa em Natal acompanhado dos assessores Paulo Henrique e Ítalo Rodrigues.
Segundo o comunicado, Ítalo recebeu atendimento médico em Olho d’Água dos Borges. Já o prefeito e Paulo Henrique foram levados para o Centro de Saúde de Umarizal, onde receberam os primeiros atendimentos.
Ainda de acordo com a assessoria, os três foram transferidos posteriormente para Mossoró, onde passarão por exames complementares por precaução.
A nota afirma que, apesar do susto, estão todos bem e que novas informações sobre o caso serão divulgadas conforme atualização do quadro e das investigações.
Com informações de Notícias do RN e Blog do BG

Menino de 7 anos morre após se afogar em rio na zona rural de Pilões
23/06/2026
Arthur Moreira Ferreira brincava com outras crianças em um rio temporário no Sítio Almas; vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu
Arthur Moreira Ferreira, de 7 anos, morreu após se afogar em um rio temporário na zona rural de Pilões. - Foto: Reprodução
Um menino de 7 anos morreu após se afogar em um rio temporário na zona rural de Pilões, no Alto Oeste potiguar. O caso aconteceu no início da tarde desta segunda-feira 22, no Sítio Almas, e mobilizou moradores, equipes de socorro e a Polícia Militar.
A vítima foi identificada como Arthur Moreira Ferreira. Segundo informações da Polícia Militar, o menino estava acompanhado de outras três crianças quando ocorreu o afogamento.
Segundo apuração do G1 RN,as crianças brincavam de caçar, pescar e nadar no local quando Arthur se afogou. Ao perceber a situação, uma das crianças correu para pedir ajuda ao pai.
Moradores e pessoas que estavam nas proximidades iniciaram os primeiros socorros ainda no local. Um médico também prestou atendimento à criança antes de ela ser colocada em uma ambulância e encaminhada ao hospital municipal.
Apesar das tentativas de reanimação realizadas pelas equipes de atendimento, Arthur não resistiu.
Ainda segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu em um rio temporário localizado no Sítio Almas, área que acumula água durante o período chuvoso e costuma atrair moradores da região.
As circunstâncias do afogamento deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. Fonte Agora RN.

MPRN e Polícia Civil bloqueiam quase R$ 73 milhões em operação contra empresário
23/06/2026
Investigação aponta uso de empresas de fachada, laranjas e ocultação patrimonial
Operação Emirados cumpriu mandados em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. - Foto: MPRN
Um empresário com atuação no setor de postos de combustíveis na Grande Natal foi preso nesta terça-feira 23 durante a Operação Emirados, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pela Polícia Civil. A investigação apura crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica em um esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 72,9 milhões aos cofres públicos estaduais.
Além do mandado de prisão, as forças de segurança cumpriram 33 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar e executaram 75 medidas cautelares diversas da prisão nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
As investigações são conduzidas pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD). Segundo os investigadores, o grupo utilizava empresas de fachada, sócios fictícios e mecanismos para ocultar patrimônio e evitar cobranças judiciais e tributárias.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mais de R$ 90 mil em espécie, dólares, euros, joias, celulares, computadores e documentos. A Justiça também determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, além do bloqueio de bens e valores até o montante de R$ 72.922.514,57.
Esquema utilizava parentes, funcionários e beneficiários sociais
De acordo com a investigação, o empresário apontado como líder da organização registrava imóveis, veículos e outros bens em nome de parentes e funcionários de confiança para ocultar o patrimônio.
As apurações indicam ainda que ele exercia o controle de diversas empresas sem aparecer formalmente nos contratos sociais. Entre os empreendimentos identificados estão distribuidoras, bares e postos de combustíveis.
O grupo também teria criado empresas em série utilizando terceiros como sócios formais, incluindo pessoas de baixa renda e beneficiários de programas assistenciais federais.
Segundo o MPRN, as empresas envolvidas adotavam práticas voltadas ao não recolhimento de tributos estaduais, especialmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Entre as irregularidades identificadas estão omissão de entrada de mercadorias, ausência de emissão de notas fiscais e abertura de empresas em nome de terceiros.
Dívida supera R$ 72 milhões
As empresas ligadas ao grupo econômico investigado acumulam débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado que somam R$ 72.922.514,57.
Conforme a investigação, duas distribuidoras de alimentos concentram a maior parte do passivo tributário.
A Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao esquema, incluindo nove empresas consideradas integrantes de uma estrutura empresarial utilizada para movimentação financeira e ocultação patrimonial.Fonte Agora RN.

Candidato da direita vence eleição na Colômbia, aponta apuração preliminar
21/06/2026
Eleições na Colombia
Candidato de direita Abelardo De La Espriella gesticula entre apoiadores durante 2º turno das eleições presidenciais da Colômbia em Barranquilla, na Colômbia, em 21 de junho de 2026. — Foto: REUTERS/Jair Coll
A apuração preliminar dos votos na Colômbia aponta que o advogado e empresário de direita Abelardo de la Espriella venceu a eleição presidencial por uma margem apertada neste domingo (21).
Segundo os dados do chamado "preconteo" divulgados pelas autoridades eleitorais, De la Espriella superou o senador Iván Cepeda por menos de 250 mil votos.
A última atualização aponta 12.952.979 votos para De Espriella, candidato de extrema direita apoiado pelo presidente dos Estados Unidos, Don 12.704.664 para o esquerdista Cepeda, aliado do atual presidente colombiano, Gustavo Petro.
? Na eleição colombiana, a apuração tem duas etapas. A primeira é o chamado "preconteo", uma contagem preliminar feita a partir das atas dos locais de votação usada para projetar o resultado. Mas, segundo a legislação do país, o resultado oficial só é proclamado após o "escrutínio", em que juízes e outras autoridades revisam as atas para corrigir eventuais inconsistências.
Esse processo deve começar nesta segunda-feira (22) e, no 1º turno, levou dois dias para ser concluído.
Em um vídeo, De la Espriella celebrou a vitória vestido com a camiseta da seleção colombiana e defendeu acordos militares com os Estados Unidos para combater o crime organizado. "Hoje, a Colômbia venceu o seu jogo mais importante", afirmou.
Já Cepeda fez um pronunciamento a apoiadores e afirmou que não trata o resultado como oficial e que vai aguardar o escrutínio. "Com o escrutínio oficial, reconheceremos o resultado."
Nas redes sociais, o presidente Gustavo Petro afirmou que nenhum resultado deve ser considerado oficial até a conclusão do escrutínio.
"Não se pode proclamar nenhum presidente. É o escrutínio que determina quem é o presidente. Obedeço aos juízes. Tranquilidade aos cidadãos, por favor. A realidade nos mostra um país partido ao meio, e ingerência estrangeira nos tira a liberdade. Impõe-se um acordo nacional se queremos manter a pátria e a paz nos anos que estão por vir", escreveu Petro.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Colômbia informou que a votação a ocorreu de forma tranquila e foi acompanhada por observadores internacionais.
O triunfo do direitista De la Espriella representa uma guinada no país após o governo Petro, primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia. Fonte G1
https://g1.globo.com/videos-curtos/video/eleicoes-na-colombia-2o-turno-com-disputa-entre-candidato-de-petro-e-apoiado-por-trump-14718887.ghtml

Eleição em Roraima neste domingo (21) define governador até 2027
21/06/2026
Eleição Suplemetar
Foto: Reprodução
A eleição em Roraima movimenta mais de 384 mil eleitores neste domingo (21). Os cidadãos retornam às urnas para escolher o próximo governador do estado em uma votação suplementar que definirá quem comandará o Executivo estadual até janeiro de 2027. A nova eleição ocorre após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou os mandatos do governador Edilson Damião e do ex-governador Antonio Denarium por abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2022. Dessa forma, os eleitores terão a responsabilidade de escolher diretamente o novo chefe do Executivo estadual.
Segundo a Justiça Eleitoral, a votação acontece até as 17h no horário local em 350 locais distribuídos por todo o estado. Além disso, as autoridades reforçaram a estrutura para garantir a segurança e a normalidade do pleito. Eleição em Roraima reúne três candidatos
A disputa pelo governo estadual conta com três candidatos. Arthur Henrique (PL), ex-prefeito de Boa Vista, participa da eleição com apoio do grupo político ligado ao ex-governador Antonio Denarium. No entanto, sua candidatura segue sob análise judicial.
Por outro lado, Soldado Sampaio (Republicanos), atual presidente da Assembleia Legislativa, assumiu interinamente o governo após a cassação e busca agora a confirmação nas urnas.
Além disso, Nelita Frank (PT) representa a oposição. A candidatura surgiu após a substituição da professora Antônia Pedrosa. Embora o nome e a foto de Pedrosa apareçam na urna eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informou que todos os votos serão contabilizados para Nelita Frank.
Motivos da eleição suplementar
A realização do novo pleito foi determinada pelo TSE em maio deste ano. Conforme a decisão, os ministros identificaram uso indevido da máquina pública durante o período eleitoral de 2022.
Entre as irregularidades apontadas estão a ampliação de programas sociais, distribuição de cestas básicas e repasses de recursos a municípios em período considerado sensível para a disputa eleitoral. Como resultado, a Corte decidiu pela cassação dos mandatos e pela realização de uma nova eleição direta.
Antonio Denarium foi declarado inelegível por oito anos. O tribunal também rejeitou a possibilidade de uma escolha indireta pela Assembleia Legislativa, garantindo que a população participasse diretamente da definição do novo governador. Fonte Ponta Negra News.

Criança de 8 anos morre atingida por tiro dentro de casa em Natal; arma não é encontrada
21/06/2026
Padrasto afirma ter comprado arma em Mossoró
Criança de 8 anos morre atingida por tiro dentro de casa em Natal; arma não é encontrada - Foto: Reprodução
Uma criança de 8 anos morreu neste sábado 20 após ser atingida por um disparo de arma de fogo dentro de casa, no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal. O caso é tratado pela família como acidental e será investigado pela Polícia Civil.
A vítima foi identificada como Mikellyson Valter Tavares. Ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto-Atendimento do conjunto Cidade Satélite. De acordo com familiares, a criança chegou à unidade com sinais vitais muito fracos. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu aos ferimentos.
Segundo relato da família, no momento do disparo, a mãe e o padrasto haviam saído para comprar pão, deixando Mikellyson em casa com o irmão de 11 anos. Durante o manuseio de uma arma pelo irmão mais velho, a vítima teria sido atingida no rosto. Essa versão ainda será apurada pelas autoridades.
A Polícia Civil investiga as circunstâncias do ocorrido, incluindo como a arma chegou às mãos das crianças e a quem pertencia o armamento. A mãe, o padrasto e um tio da vítima foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento.
De acordo com a Polícia Militar, o padrasto afirmou ter adquirido a arma de calibre restrito na cidade de Mossoró. Durante as buscas realizadas na residência, os policiais não localizaram a pistola, mas apreenderam dois carregadores.
Segundo informações apuradas pelo G1 RN, o local do crime já tinha sido limpo antes da chegada da Polícia. “Chegamos lá, inclusive já tinha sido limpada a cena do crime, onde ocorreu a situação do disparo, até então sem saber se foi alguém que disparou ou se a criança mesmo disparou em si própria”, contou o sargento Wendel Fischer.
A arma não foi encontrada, mas foram achados dois carregadores: um menor com oito munições de calibre 9mm e um mais alongado, com cerca de 30 munições, segundo o sargento.
A investigação segue para esclarecer a dinâmica do disparo e a responsabilidade pelo acesso da arma dentro da residência. Fonte Agora RN.

[VÍDEO] Caminhão-pipa sobe em caminhonete e mata trabalhador esmagado
21/06/2026
Acidente Fatal.
Créditos: Reprodução
Um trabalhador morreu na manhã deste domingo (21) após um grave acidente na Mina Casa de Pedra, em Congonhas (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, um caminhão-pipa com capacidade para 50 mil litros teria apresentado falha no sistema de freios, descido desgovernado por uma via interna e atingido uma caminhonete.
Com a força do impacto, o caminhão passou por cima do veículo, deixando o motorista preso às ferragens. A vítima, identificada como Herman Bittencourt Baeta, de 50 anos, técnico de produção da mineradora, morreu no local.
Equipes do Samu e dos Bombeiros realizaram uma complexa operação para retirar o corpo. A empresa responsável lamentou a morte do colaborador, informou que presta assistência à família e afirmou que as causas do acidente estão sendo apuradas.Fonte Grande Ponto.

Pitbulls soltos em vias públicas causam medo e revolta entre moradores de Nísia Floresta
21/06/2026
Revolta
Moradores de Nísia Floresta denunciam a presença de três cães da raça pitbull circulando soltos em vias públicas da cidade.
Segundo relatos, os animais já atacaram e mataram gatos e outros animais de pequeno porte.
A situação tem gerado medo e preocupação entre os moradores, especialmente famílias com crianças e idosos, que temem novos ataques.
Blog do BG

Vereador é acusado de agredir homem com garrafadas em boate
21/06/2026
Vereador é Acusadodo
O vereador Flávio Marra foi acusado de agredir um homem durante uma briga em uma boate de Divinópolis (MG).
Segundo a vítima, a confusão começou após uma discussão sobre uma bebida e terminou com uma suposta garrafada, que causou ferimentos na mão e no rosto. Vídeos gravados após o atendimento médico mostram cortes e pontos no dedo.
Em resposta, o parlamentar afirmou que houve troca de socos, mas negou ter usado uma garrafa. Segundo ele, o homem teria tentado beijar sua namorada à força. O caso deverá ser investigado pelas autoridades.
Fonte Metropoles

Ministros do STF evitam ida à Copa do Mundo por incerteza sobre vistos nos EUA
21/06/2026
Copa do Mundo 2026
Créditos: Victor Piemonte/STF
Ministros do STF têm evitado planejar viagens aos Estados Unidos para acompanhar a Copa do Mundo de 2026 por receio de enfrentar problemas na imigração ou reflexos das sanções impostas pelo governo de Donald Trump. A informação é da coluna de Andreza Matais.
A preocupação envolve as medidas que atingiram o ministro Alexandre de Moraes e a restrição de vistos a autoridades brasileiras. Apesar da retirada da sanção contra Moraes em dezembro, integrantes da Corte ainda demonstram cautela para evitar possíveis constrangimentos durante viagens.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, já classificou a restrição de vistos como “desagradável” e “injusta”, embora tenha reconhecido que se trata de uma decisão soberana dos Estados Unidos.
A Copa de 2026 será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, mas os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase estão programados para acontecer apenas em solo americano.

[VÍDEO] Torcedora chama Lula de “ladrão” e grita “Lula fora” durante ao vivo da Globo
21/06/2026
Torcedora Diz Fora Lula
Créditos: Reprodução Globo
Durante a transmissão da partida entre Alemanha e Costa do Marfim, pela segunda rodada da Copa do Mundo, uma cena inesperada interrompeu momentaneamente o clima da cobertura esportiva.
A equipe da GE TV, da Globo, entrevistava torcedores alemães que acompanhavam o jogo no Brasil quando uma mulher apareceu no enquadramento.
Sem relação com a entrevista, ela fez críticas diretas ao presidente Lula (PT), chamando-o de “ladrão” e gritando “Lula fora” durante a transmissão ao vivo.
A fala surpreendeu os apresentadores e os demais torcedores que participavam da reportagem no momento
[VÍDEO] Torcedora chama Lula de “ladrão” e grita “Lula fora” durante ao vivo da Globohttps://t.co/RFVPuGwxEI pic.twitter.com/iGZLhpWmCZ
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) June 21, 2026

Ataque hacker gera alerta falso de “misantropia” na Defesa Civil
20/06/2026
Ataque
Um Ataque hacker contra o sistema nacional da Defesa Civil provocou o disparo de uma notificação falsa durante a madrugada e assustou moradores de diversas regiões do país. O incidente ocorreu por volta de 1h30 deste sábado (20) e levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil a acionar a Polícia Federal para investigar a autoria e a extensão da invasão cibernética. Segundo o órgão, a mensagem foi enviada indevidamente por meio da plataforma Defesa Civil Alerta, ferramenta utilizada para avisos emergenciais relacionados a desastres naturais e situações de risco iminente. Além disso, a ocorrência levou o governo federal a suspender temporariamente o sistema de envios como medida preventiva.
A principal linha de investigação aponta para uma ação criminosa coordenada. Enquanto isso, equipes técnicas trabalham para identificar a origem do problema e reforçar os mecanismos de proteção da plataforma.
Segundo o órgão, a mensagem foi enviada indevidamente por meio da plataforma Defesa Civil Alerta, ferramenta utilizada para avisos emergenciais relacionados a desastres naturais e situações de risco iminente. Além disso, a ocorrência levou o governo federal a suspender temporariamente o sistema de envios como medida preventiva.
A principal linha de investigação aponta para uma ação criminosa coordenada. Enquanto isso, equipes técnicas trabalham para identificar a origem do problema e reforçar os mecanismos de proteção da plataforma. Fonte Grande Ponto.

|
|







