Terremotos na Venezuela deixam 1.430 mortos
28/06/2026
Terremoto ja Passa de 1400 Mortes na Venezuela
Foto: Leonardo Fernandez
Terremotos na Venezuela provocaram um novo aumento no número de vítimas fatais. De acordo com o balanço divulgado neste sábado (27) pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, o total de mortos chegou a 1.430. Anteriormente, as autoridades haviam confirmado 920 óbitos. O governo venezuelano informou que 3.238 pessoas ficaram feridas e que 3.142 famílias foram diretamente afetadas pelos tremores. Enquanto isso, equipes de resgate seguem trabalhando entre os escombros em busca de desaparecidos nas áreas mais atingidas.
Segundo Jorge Rodríguez, milhares de pessoas já receberam atendimento nos abrigos montados pelo governo. “Elas estão recebendo assistência em abrigos montados nos sete estados. Em termos de assistência médica direta em nossos hospitais, foram realizados mais de 5.000 atendimentos”, afirmou à mídia estatal.
Terremotos na Venezuela devastaram diversas regiões
Os dois terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram na última quarta-feira (24), com menos de um minuto de intervalo. Como resultado, diversas cidades sofreram grandes danos estruturais, principalmente no estado de La Guaira, que foi declarado zona de desastre pelas autoridades venezuelanas.
Além de La Guaira, os tremores atingiram Caracas e os estados de Miranda, Aragua, Carabobo e Falcón. Conforme informações oficiais, centenas de edifícios foram destruídos ou apresentaram danos significativos, dificultando o trabalho das equipes de emergência.
Enquanto isso, bombeiros, militares, voluntários e profissionais enviados por outros países continuam as operações de busca. No entanto, a destruição da infraestrutura e as interrupções no fornecimento de energia elétrica dificultam o acesso a diversas áreas afetadas.
As autoridades também alertam que o número de vítimas pode continuar aumentando. Isso porque muitas regiões ainda passam por avaliações e novas áreas estão sendo alcançadas pelas equipes de resgate.
Brasil envia missão humanitária
Entre as vítimas confirmadas estão dois brasileiros, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Em resposta à tragédia, o governo brasileiro enviou uma missão humanitária para reforçar os trabalhos de busca e atendimento à população venezuelana.
A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na Base Militar El Libertador, em Maracay, transportando equipes especializadas, cães farejadores e equipamentos de resgate.
A missão reúne 44 profissionais, sendo 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de quatro integrantes da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, a aeronave levou seis cães farejadores e cerca de 13 toneladas de equipamentos e suprimentos.
Entre os materiais enviados estão antenas capazes de detectar sinais de telefones celulares sob os escombros. Dessa forma, a tecnologia será utilizada em conjunto com os cães farejadores para ampliar as chances de localizar sobreviventes. Fonte Ponta Negra News.

Inmet emite alerta de chuvas intensas para Natal e outras regiões do RN neste domingo
28/06/2026
Aviso de perigo potencial prevê acumulados de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h; órgão orienta população a redobrar os cuidados
Alerta do Inmet prevê chuvas de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h em Natal e outras regiões do Rio Grande do Norte neste domingo. Foto: Carmen Felix.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade classificado como perigo potencial para áreas do Rio Grande do Norte neste domingo 28. O aviso começou à 0h e permanece válido até as 23h59, com previsão de chuva de até 50 milímetros ao longo do dia e ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Segundo o Inmet, são esperadas precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, com possibilidade de acumulados de até 50 milímetros durante o período de validade do alerta. O aviso abrange municípios das regiões Oeste Potiguar, Central Potiguar, Leste Potiguar e Agreste Potiguar.
Entre as cidades incluídas no alerta estão Natal, Ceará-Mirim, Açu e Afonso Bezerra. De acordo com o instituto, há baixo risco para ocorrências como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O órgão recomenda que, durante rajadas de vento, a população evite permanecer próxima a árvores, devido ao risco de quedas e de descargas elétricas. Também orienta que veículos não sejam estacionados ao lado de torres de transmissão e placas de propaganda.
Outra recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade. Em caso de necessidade, o Inmet orienta que a população acione a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Confira a lista dos municípios incluídos no alerta do Inmet:
- Açu
- Afonso Bezerra
- Alto do Rodrigues
- Areia Branca
- Arês
- Baía Formosa
- Baraúna
- Bento Fernandes
- Caiçara do Norte
- Canguaretama
- Carnaubais
- Ceará-Mirim
- Espírito Santo
- Extremoz
- Galinhos
- Goianinha
- Grossos
- Guamaré
- Ielmo Marinho
- Ipanguaçu
- Jandaíra
- Jardim de Angicos
- João Câmara
- Lajes
- Macaíba
- Macau
- Maxaranguape
- Monte Alegre
- Mossoró
- Natal
- Nísia Floresta
- Parazinho
- Parnamirim
- Pedra Grande
- Pedra Preta
- Pedro Avelino
- Pedro Velho
- Pendências
- Poço Branco
- Porto do Mangue
- Pureza
- Rio do Fogo

[VÍDEO] Jacaré aparece morto na Avenida João Medeiros Filho durante temporal em Natal
28/06/2026
Jacaré É Encontrado Morto
Créditos: Repro
Um jacaré foi encontrado morto na noite deste sábado (27) na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, durante as fortes chuvas que atingiram a capital e a Grande Natal.
Segundo informações repassadas no local, o animal teria sido atropelado por um veículo. Até o momento, porém, não há confirmação oficial sobre a causa da morte.
Imagens registradas por populares mostram o jacaré caído na pista durante o temporal, chamando a atenção de motoristas e moradores que passavam pela avenida.
Ver essa foto no Instagram

Governador de SC acusa Lula de xenofobia e leva caso à PGR
28/06/2026
Governo de Santa Catarina
Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou que vai acionar a Procuradoria-Geral da República contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após declarações feitas durante agenda em Itajaí. O governador afirma que a fala teve caráter xenofóbico e atingiu a honra dos catarinenses.
Durante o discurso, Lula criticou a posição do governo estadual sobre cotas nas universidades e declarou que a população não poderia permitir que "prevalecesse em Santa Catarina o racismo". O presidente também afirmou que não se pode aceitar a ideia de "hegemonia branca", fazendo referência a Adolf Hitler.
Jorginho reagiu afirmando que o presidente ultrapassou os limites do debate político. "Uma coisa é me criticar. Outra, muito diferente, é chamar o povo catarinense de racista. Isso é criminoso, preconceituoso e ele precisa responder por isso", declarou.
O governo catarinense também argumenta que Santa Catarina foi o estado que mais recebeu migrantes de outras regiões do Brasil na última década, com mais de 500 mil novos moradores, e sustenta que esse dado demonstra o acolhimento da população local.
A representação à PGR deve alegar que a declaração de Lula reforça estigmas e promove discriminação contra o estado e seus moradores.Fonte Grande Ponto.

Vereador do PT preso por suspeita de ligação com o PCC pede afastamento do partido
28/06/2026
Pedido de Afastamento do Partido
Créditos: Câmara Municipal de São Paulo/Reprodução
O vereador de São Paulo Senival Moura (PT), preso por suspeita de envolvimento com o PCC, pediu afastamento do partido neste sábado (27/6) para se dedicar à própria defesa e evitar que os fatos sejam associados à legenda, informou o diretório municipal da sigla.
Na quinta-feira (25), dia da prisão, o PT já havia anunciado que o caso seria encaminhado ao Conselho de Ética, que poderá decidir por medidas disciplinares, incluindo expulsão.
Senival foi preso durante a Operação Última Parada, da Polícia Civil de São Paulo e do Ministério Público, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro do PCC por meio da empresa de ônibus Transunião. Segundo as investigações, o vereador seria um sócio oculto da concessionária.
Interceptações telefônicas apontam que Senival era citado por suspeitos pelos apelidos de "Extrema", "Veio" e "Presidente", em conversas sobre supostos repasses de dinheiro.
O diretor do Deic, Ronaldo Sayeg, afirmou que Senival chegou a ser jurado de morte pelo PCC por desviar dinheiro da facção, mas teria sido perdoado após devolver os valores. Já Adauto Soares Jorge, apontado como operador do vereador, foi assassinado a tiros em 2020.
Segundo o Ministério Público, Adauto teria desviado recursos da Transunião para abastecer um suposto caixa dois da campanha de reeleição de Senival, reduzindo os repasses destinados ao PCC. A suspeita é de que a "quebra de confiança" levou à ordem de execução do operador, atribuída ao chamado "tribunal do crime". Fonte Grande Ponto.

Número de mortos em terremoto na Venezuela sobe para 920, diz governo
27/06/2026
Terremoto na Venezuela deixa muitas Vitimas Faltais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A atualização mais recente da Venezuela sobre o número de mortos registrados após o terremoto que atingiu o país cresceu consideralvelmente nas últimas horas. O balanço atual, divulgado às 14h20 de Brasília, indica 920 óbitos. Ainda de acordo com as autoridades, 2.980 pessoas ficaram feridas. Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodriguez anunciou a atualização de óbitos. A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), porém, é que o número de vítimas seja ainda maior, considerando a densidade de pessoas nas áreas atingidas, a força do terremoto e a falta de estrutura dos locais afetados.
Os tremores marcaram os dois maiores terremotos da América Latina atual, atingindo uma região de 160 km a oeste de Caracas, capital do país. De magnitude 7,2 e 7,5, eles atingiram a região enquanto os venezuelanos aproveitaram um feriado.
A cidade mais atingida pelos tremores foi La Guaira, cidade litorânea nos arredores de Caracas, com pelo menos 100 edifícios sendo derrubados. Fonte TN.

Polícia Civil prende condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido
27/06/2026
Prisão
Créditos: Divulgação Polícia Civil
Aluísio Farias Batista A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte. A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.
O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.
A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.
As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados. Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.
O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.
A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.
Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.
O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.
A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime. Fonte Grande Ponto.

Segurança de Janja agride deputada do PT durante evento em Natal
27/06/2026
Tensão no Evento de Janja em Natal RN
Créditos: Reprodução
A visita da primeira-dama Janja da Silva a Natal, nesta sexta-feira (26), terminou com um episódio de tensão. Segundo informação divulgada pelo jornalista Dinarte Assunção, no Jornal das 6, a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) teria sido agredida por um segurança da primeira-dama durante o evento "Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência", realizado na Arena das Dunas.
De acordo com o relato, a parlamentar precisou receber atendimento da equipe médica da Arena das Dunas e, posteriormente, foi encaminhada ao Hospital do Coração. Até o momento, Divaneide não se pronunciou sobre o caso e não há informação sobre registro de boletim de ocorrência.
Após o episódio, o Setorial de Direitos Humanos do PT divulgou em grupos de WhatsApp do PT uma nota de solidariedade à deputada. "É inadmissível que, em um espaço construído para fortalecer a participação política das mulheres, a democracia e a organização popular, uma parlamentar seja tratada com truculência pela segurança", diz trecho da nota.
A deputada Divaneide Basílio se pronunciou e afirmou que a agressão aconteceu durante um momento de aglomeração em que houve "empurra-empurra" e que não ocorreram ferimentos graves.
Veja a nota da deputada:
A deputada estadual Divaneide Basílio esclarece que o episódio ocorrido ao final do Ato das Mulheres, nesta quinta-feira (25), aconteceu durante a intensa movimentação de saída do evento, quando houve grande aglomeração de pessoas.
Nesse contexto, a deputada Divaneide, que estava identificada e acompanhada de uma criança, foi atingida quando uma porta foi fechada de forma brusca em meio ao empurra-empurra. Felizmente, não houve ferimentos graves.
A primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação. A deputada agradece a atenção e a solidariedade da ministra, bem como as inúmeras manifestações de apoio, carinho e acolhimento recebidas de mulheres de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado. Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer.
A deputada Divaneide, integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, uma das principais bandeiras de seu mandato. Episódios como este demonstram que o machismo ainda se manifesta nos mais diversos espaços da sociedade, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas, instituições e mandatos comprometidos com a promoção da igualdade, do respeito e da garantia dos direitos das mulheres.
Com informações de Portal da 96

Governo Federal vai destinar R$ 640 milhões ao RN com o Novo PAC
27/06/2026
Governo Lula
Presidente Lula, governadora Fátima Bezerra e ministros em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Governo Federal anunciou um pacote de investimentos de R$ 640 milhões para o Rio Grande do Norte, contemplando projetos nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, educação profissional, habitação e segurança hídrica. Os recursos, vinculados principalmente ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), foram apresentados durante cerimônia realizada esta semana e incluem financiamentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Verde), operado pelo Banco do Nordeste, além de aportes diretos da União.
A maior parcela dos recursos será destinada ao saneamento básico. Ao todo, mais de R$ 409 milhões financiarão obras de esgotamento sanitário nos municípios de Açu, Apodi, Natal, Parnamirim e São Paulo do Potengi. Após a conclusão das intervenções, a estimativa é de que aproximadamente 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto.
Entre os empreendimentos anunciados, o sistema de esgotamento sanitário de Apodi receberá R$ 52 milhões em recursos do Novo PAC. O projeto prevê a universalização da rede de esgoto no município e a recuperação ambiental do Rio Apodi, beneficiando cerca de 21 mil moradores.
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva associou os investimentos à redução das desigualdades regionais e à ampliação do acesso aos serviços públicos. “Eu estava cansado de ler que o Nordeste era o primeiro colocado quando se falava em mortalidade infantil, em analfabetismo, na pobreza e evasão escolar, além de ser a região com menos professores, menos universidades, mestres e doutores. O que queremos é que todos tenham a mesma oportunidade. O papel do Estado é garantir que todos tenham chance”, afirmou.
Na área de logística, o governo anunciou R$ 47 milhões para a construção das defensas da Ponte Newton Navarro, em Natal. A estrutura tem a função de proteger os pilares da ponte contra impactos de embarcações que acessam o Porto de Natal, reduzindo riscos operacionais e ampliando a segurança da navegação no Rio Potengi.
O setor de educação também será contemplado com a implantação de três novos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nos municípios de São Miguel, Touros e Umarizal. Para cada unidade serão destinados R$ 25 milhões, sendo R$ 15 milhões para obras civis e R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos.
Na mobilidade urbana, o governo confirmou recursos de R$ 33 milhões para implantação do corredor exclusivo de ônibus da Avenida das Fronteiras, em Natal. A obra prevê a continuidade do corredor existente na Avenida Tocatínea até a BR-101, em um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros. Segundo o projeto, mais de 600 mil moradores de Natal e da Região Metropolitana Norte deverão ser beneficiados com melhorias na circulação do transporte coletivo.
Durante a cerimônia foi formalizado o edital para contratação das entidades responsáveis pela construção de 2.487 cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros cada. As unidades serão distribuídas em 24 municípios do Estado, com investimentos de R$ 15,4 milhões. A iniciativa integra uma meta mais ampla do Novo PAC, que prevê a construção de 6.134 cisternas no Rio Grande do Norte, totalizando R$ 45,7 milhões em investimentos. Até o momento, 3.647 unidades já foram contratadas e 1.331 entregues. Agora RN.

Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101, no interior do RN
27/06/2026
Carro teria batido em animal presente na via; Nenhum dos ocupantes do veículo teve ferimentos
Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 - Foto: Cedida
A Prefeita de Pau dos Ferros Marianna Almeida, sofreu um acidente na madrugada deste sábado 27, na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, quando voltava de um evento, promovido pelo PSD Mulher, em Touros.
Segundo informações da equipe da prefeita, o carro teria batido em uma vaca, provocando danos materiais. No entanto, todos os ocupantes do veículo não ficaram feridos.
Estavam no carro o motorista, a prefeita de Pau dos Ferro, a secretária da Mulher do município e uma assessora, que seguiram para exames. Fonte Agora RN.

RN tem maior gasto com pessoal e maior despesa com precatórios do País
27/06/2026
Relatório nacional confirma que Estado ultrapassou limite da LRF, compromete 56,12% da receita ajustada com folha e lidera ranking de precatórios, enquanto enfr
RN comprometeu 56,12% da receita com despesa total de pessoal do Poder Executivo no 1º quadrimestre deste ano - Foto: José Aldenir
O Rio Grande do Norte continua sendo o estado do País com o maior comprometimento de sua receita com despesa de pessoal do Poder Executivo, segundo o relatório RGF em Foco, divulgado nesta sexta-feira 26 pela Secretaria do Tesouro Nacional. Os dados não são inéditos isoladamente, porque já constavam no Relatório de Gestão Fiscal publicado pelo próprio Governo do Estado, mas agora ganham uma perspectiva nacional, ao serem comparados com os indicadores fiscais dos demais estados em um único documento.
Segundo o Tesouro Nacional, o Rio Grande do Norte comprometeu 56,12% da Receita Corrente Líquida Ajustada com despesa total de pessoal do Poder Executivo no primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril). O índice é o maior do País e está acima do limite máximo de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o Executivo estadual. Também supera o limite prudencial, de 46,55%, e o limite de alerta, de 44,10%.
Além do RN, apenas a Paraíba também ultrapassou o teto da LRF neste ano, mas com percentual bem menor: 49,75%.
No caso do Rio Grande do Norte, a Receita Corrente Líquida ajustada para cálculo da despesa com pessoal ficou em R$ 20,11 bilhões no acumulado de 12 meses. Já a despesa total com pessoal do Poder Executivo chegou a R$ 11,28 bilhões. Embora tenha havido leve recuo em relação ao fechamento de 2025, quando o percentual estava em 56,41%, o patamar segue elevado e mantém o Estado em situação de descumprimento da LRF. Na prática, isso significa que a folha continua consumindo uma parcela da receita superior ao limite legal, reduzindo a margem para investimentos, custeio e ampliação de políticas públicas.
O relatório do Tesouro também mostra que o Rio Grande do Norte lidera o País no peso dos precatórios. Até o primeiro quadrimestre, o estoque dessas dívidas judiciais representava 36,1% da Receita Corrente Líquida do Estado, maior proporção nacional. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul, com 25%, e Paraíba, com 22%. Na outra ponta, Pará e Pernambuco registraram apenas 0,4%, enquanto o Espírito Santo apresentou 0,6%. O indicador reforça uma pressão adicional sobre as contas públicas potiguares, mesmo em um estado que não está entre os mais endividados do País quando se observa a Dívida Consolidada Líquida.
A Dívida Consolidada Líquida, por sua vez, tem outro desenho no cenário nacional. O limite legal é de duas vezes a Receita Corrente Líquida, e os estados que aparecem em situação mais crítica nesse ponto são Rio de Janeiro, com 219%, Rio Grande do Sul, com 172%, e Minas Gerais, com 157%.
O RN não figura entre os maiores endividados nessa métrica, mas isso não significa conforto fiscal. O problema potiguar está concentrado sobretudo na baixa liquidez, no alto comprometimento das receitas correntes com despesas correntes, no peso da folha e no volume proporcional de precatórios. O próprio Governo do Estado já reconheceu, em nota recente, que enfrenta “dois grandes desafios”: baixa liquidez e poupança corrente acima de 95%, ou seja, elevado comprometimento das receitas correntes com despesas também correntes.
Arrecadação cresceu, mas Estado congelou despesas
Nos quatro primeiros meses de 2026, o Rio Grande do Norte registrou crescimento nominal de 21,11% na receita consolidada. A arrecadação realizada chegou a R$ 9,24 bilhões no primeiro quadrimestre, segundo dados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária publicado no Diário Oficial do Estado. Descontada a inflação, o crescimento real da receita foi estimado em 16,02%. O avanço foi puxado principalmente pela arrecadação própria, com destaque para o ICMS, que passou de R$ 1,78 bilhão nos quatro primeiros meses de 2025 para R$ 2,03 bilhões no mesmo período deste ano, alta de 13,85%.
Apesar da melhora nominal da arrecadação, o Estado precisou contingenciar R$ 497,4 milhões em despesas por causa da frustração de receitas em relação ao que havia sido previsto no orçamento. O contingenciamento representa uma espécie de congelamento nos gastos e pode ser revisto se a arrecadação voltar a subir nos meses seguintes.
O principal ponto de pressão, segundo os dados estaduais, está na diferença entre a receita realizada e a receita prevista. Embora tenha arrecadado mais do que no ano passado, o Estado arrecadou menos do que esperava em fontes relevantes. O caso mais sensível é o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que somou R$ 2,38 bilhões até abril, mas cresceu apenas 3,18% no período. A insuficiência do FPE em relação à previsão inicial foi estimada em aproximadamente R$ 364 milhões. O governo atribui parte desse desempenho à queda da base do Imposto de Renda, que compõe o fundo repassado aos estados, e também ao recuo de 8,33% do Imposto de Renda Retido na Fonte, reflexo das mudanças federais na faixa de isenção.
No acumulado até abril, o Estado teve receitas realizadas de R$ 9,24 bilhões, despesas liquidadas de R$ 7,99 bilhões e despesas pagas de R$ 7,68 bilhões. O resultado orçamentário do período foi superavitário em R$ 1,24 bilhão, valor superior ao registrado no mesmo intervalo de 2025. A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) tem usado esse dado para sustentar que, sob a ótica orçamentária, houve resultado positivo no primeiro quadrimestre. A pasta afirma que houve crescimento nominal da receita total de 21,11% e da despesa de 17,61%, mas distingue esse resultado do equilíbrio fiscal, que considera receitas e despesas primárias. Fonte Agora RN.

CBF envia carta à Fifa e contesta anulação de gol de Vini Jr. contra a Escócia
26/06/2026
Documento afirma que revisão do lance contra a Escócia não seguiu o padrão adotado durante a Copa do Mundo
CBF enviou documento à Fifa contestando a anulação do gol de Vini Jr. diante da Escócia. - Foto: Reprodução/@fifaworldcup_pt
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou à Fifa uma carta contestando a anulação do gol de Vini Jr. na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. No documento, a entidade afirma que a decisão do árbitro de vídeo não seguiu o padrão adotado ao longo do torneio e solicita maior uniformidade na aplicação dos critérios de intervenção do VAR.
O lance aconteceu aos 21 minutos do primeiro tempo. O gol foi validado inicialmente pela arbitragem de campo, mas acabou anulado após revisão do VAR, que identificou uma suposta falta cometida por Vini Jr. na origem da jogada. As informações são do Estadão, que teve acesso ao documento enviado pela CBF à Fifa.
Na carta, a confederação afirma que, durante a competição, a orientação predominante foi limitar a atuação do árbitro de vídeo a situações de erro claro e evidente.
“Ao longo da competição, parece ter havido uma clara ênfase em respeitar a interpretação do árbitro em campo e limitar a intervenção às situações que envolvam erros claros e evidentes. Acreditamos que essa filosofia beneficia o futebol, preserva a autoridade do árbitro e contribui positivamente para a fluidez do jogo. O gol anulado do Brasil contra a Escócia, aos 21 minutos, não parece estar alinhado com a filosofia adotada ao longo da competição”, afirma a entidade.
Segundo a CBF, a anulação do lance destoou do entendimento adotado em outras partidas da Copa do Mundo.
Entidade cita reação dos jogadores
Outro ponto levantado pela confederação diz respeito à reação dos atletas em campo. Para a entidade, tanto brasileiros quanto escoceses demonstraram surpresa com a revisão da jogada.
No documento, a CBF afirma que “a decisão pareceu inesperada não apenas para a equipe brasileira, mas também para os jogadores escoceses, cujas reações imediatas sugeriram que não esperavam uma revisão nem a posterior anulação do gol”.
A carta também menciona a escalação do árbitro mexicano César Ramos para a partida, lembrando que o juiz já esteve envolvido em uma arbitragem considerada polêmica em jogo da Seleção Brasileira em outra edição da Copa do Mundo.
Pedido é por uniformidade
Apesar das críticas à decisão, a CBF afirma que o objetivo do documento não é reverter o resultado da partida nem questionar um lance específico, mas defender a aplicação uniforme dos critérios do VAR durante toda a competição.
“Nosso principal interesse não é revisitar decisões individuais, mas assegurar que os critérios que regem a intervenção do VAR sejam aplicados de forma consistente, transparente e igualitária a todas as equipes ao longo do torneio”, conclui a entidade.
Mesmo com o gol anulado, o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0, garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final e encerrou a fase de grupos na liderança da chave.Fonte Agora RN.

Brava reduz preços de gasolina e diesel pela segunda semana seguida
26/06/2026
Refinaria Clara Camarão corta valores da gasolina A e do diesel A S500; combustível acumula queda de até R$ 0,38 por litro em duas semanas
Valores divulgados pela Brava Energia correspondem aos preços da refinaria e não refletem o preço final ao consumidor - Foto: José Aldenir
O diesel A S500 também teve os preços reduzidos nas duas modalidades de comercialização adotadas pela refinaria. Na modalidade LCT, o litro passou de R$ 4,49 para R$ 4,36, recuo de R$ 0,13. Na modalidade EXA, o preço caiu de R$ 4,48 para R$ 4,35 por litro, também com redução de R$ 0,13.
Na semana anterior, o diesel já havia apresentado queda de R$ 0,25 por litro em ambas as modalidades. Na ocasião, o valor passou de R$ 4,74 para R$ 4,49 por litro na modalidade LCT e de R$ 4,73 para R$ 4,48 na modalidade EXA.
Com os novos ajustes, o diesel A S500 acumula redução de R$ 0,38 por litro nas modalidades LCT e EXA desde a primeira revisão de preços realizada em junho.
Os valores divulgados pela Brava Energia correspondem aos preços de venda na refinaria e não refletem diretamente o preço final pago pelos consumidores nos postos de combustíveis. Entre a saída da refinaria e a comercialização ao consumidor, os combustíveis ainda passam pelas etapas de distribuição, incidência de tributos, custos logísticos, adição obrigatória de etanol anidro à gasolina e definição das margens de distribuição e revenda.
As reduções acompanham um cenário de recuo das cotações internacionais do petróleo nas últimas semanas, movimento que vem influenciando os preços praticados pelas refinarias no mercado doméstico. O repasse integral das quedas ao consumidor, no entanto, depende da política comercial adotada pelas distribuidoras e pelos postos de combustíveis.
A Refinaria Clara Camarão é a principal unidade de refino do Rio Grande do Norte e abastece parte do mercado regional. As revisões periódicas realizadas pela Brava Energia servem de referência para distribuidoras que adquirem combustíveis diretamente da unidade, embora o impacto nas bombas possa variar conforme os custos e margens aplicados ao longo da cadeia de comercialização. Fonte Agora RN.

TRE-RN manda retirar do ar propaganda de Allyson Bezerra por indícios de campanha antecipada
26/06/2026
Eleições 2026
Créditos: Reprodução
O TRE-RN determinou a retirada do ar de uma publicação nas redes sociais ligada ao pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra (União Brasil), por entender que há indícios de propaganda eleitoral antecipada.
A decisão também proíbe a republicação do conteúdo e determina a identificação dos responsáveis por perfis que divulgaram a peça.
A ação foi proposta pelo Diretório Estadual do Partido Novo, que apontou a divulgação coordenada da arte em cinco perfis do Instagram.
A publicação trazia as frases “É tempo de Allyson”, “O povo quer #AllysonGovernador” e a legenda “Chegou a hora Rio Grande do Norte”, acompanhadas de hashtags ligadas à pré-candidatura.
Na decisão, o juiz relator Eduardo Bezerra de Medeiros Pinheiro afirma que, em análise preliminar, a publicação ultrapassa a mera divulgação de uma pré-candidatura permitida pela legislação e pode configurar pedido implícito de voto.
“As frases utilizadas na publicação […] podem ser interpretadas como palavras mágicas capazes de influenciar a vontade do eleitor”, registra o magistrado.
O juiz também destacou que a postagem já havia alcançado grande repercussão nas redes sociais, com mais de mil curtidas, dezenas de comentários e centenas de compartilhamentos, circunstância que, segundo ele, pode comprometer a igualdade de condições entre os futuros candidatos.
Remoção e identificação de perfis
Na decisão, o TRE-RN determinou:
- a remoção da publicação em até 24 horas;
- a proibição de nova divulgação do conteúdo por Allyson Bezerra ou terceiros, sob pena de multa diária de R$ 10 mil;
- que a Meta (Instagram) informe, em cinco dias, os dados cadastrais dos responsáveis pelos perfis envolvidos e identifique outros perfis que tenham replicado a postagem.
Com informações de Blog do BG

RN perde até R$ 230 milhões na educação por falhas no Censo Escolar e sistema de dados
26/06/2026
Educação do RN
Créditos: Reprodução
O RN deixou de receber cerca de R$ 230,52 milhões em recursos federais destinados à educação entre 2024 e 2026 devido a falhas no Censo Escolar e inconsistências no cadastramento de estudantes na rede estadual, conforme informações da Tribuna do Norte.
Somente em 2025, o Estado perdeu R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de aproximadamente 4,48 mil alunos no sistema do Educacenso, utilizado como base para repasses da União.
As informações constam em processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação (SEEC/RN), que trata da contratação de uma empresa para tentar corrigir os gargalos no sistema de dados educacionais da rede.
Segundo o documento, o problema afetou diretamente repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
No caso do VAAR, as perdas são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026, somando parte relevante do prejuízo total identificado pelo Estado.
O grupo técnico da Secretaria aponta que as falhas estão ligadas à ausência de uma ferramenta mais eficiente para o processamento e cruzamento de dados do Educacenso, o que teria gerado subcontagem de estudantes e impacto direto nos repasses federais.
Diante do cenário, a SEEC/RN propõe a contratação da plataforma Zaori Astrea, por meio de inexigibilidade de licitação, com argumento de solução técnica específica para correção das inconsistências cadastrais e melhoria na alimentação dos dados junto ao Inep.
O processo segue em análise administrativa. O Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recomposição dos valores perdidos.
Com informações de Tribuna do Norte

Vorcaro passa primeira noite na “Papudinha” após deixar cela da PF
26/06/2026
Prisão
Créditos: Reprodução
O ex-banqueiro Daniel Vorcaro passou a primeira noite na chamada “Papudinha”, no Distrito Federal, após ser transferido da Superintendência da Polícia Federal por determinação do ministro André Mendonça, do STF.
Vorcaro deixou a cela especial da Polícia Federal depois que duas tentativas de firmar um acordo de colaboração premiada foram rejeitadas.
A proposta mais recente recebeu parecer contrário da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Antes disso, uma primeira negociação já havia sido recusada pela própria PF.
Na decisão que autorizou a transferência, Mendonça determinou que a PM do Distrito Federal adote medidas para impedir qualquer contato de Vorcaro com outros investigados no caso Banco Master que também estão presos no complexo, entre eles o ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.
O ministro ressaltou que a mudança de unidade prisional não teve relação com as negociações envolvendo a colaboração premiada.
Segundo ele, a permanência de Vorcaro nas dependências da PF já não era mais adequada. A transferência atendeu a um pedido apresentado pela própria corporação.
Com informações de Blog do BG

Duplo terremoto causa 32 mortos e 700 feridos na Venezuela
25/06/2026
Atingiu magnitude 7,5.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Pelo menos 32 pessoas morreram e cerca de 700 ficaram feridas após dois fortes terremotos atingirem a Venezuela na noite de quarta-feira (24). Os tremores provocaram o desabamento de edifícios em Caracas e municípios vizinhos, levando o governo a mobilizar uma grande operação de busca e resgate. Segundo informações divulgadas pela presidente interina Delcy Rodríguez, os números ainda são preliminares e não incluem vítimas registradas no estado de La Guaira, considerado uma das áreas mais afetadas pela tragédia. A região abriga o principal aeroporto que atende a capital venezuelana.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro terremoto teve magnitude 7,2 e ocorreu a cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas. Menos de um minuto depois, um segundo tremor, ainda mais intenso, atingiu magnitude 7,5.
Operações de resgate
As autoridades venezuelanas seguem realizando buscas em áreas atingidas pelo desabamento de prédios e residências. Equipes de emergência trabalham na remoção de escombros em diferentes pontos da capital.
“Dezenas de edifícios desabaram e estamos conduzindo operações intensas para salvar o maior número possível de vidas”, afirmou Delcy Rodríguez em pronunciamento à televisão estatal.
O ministro do Interior, Diosdado Cabello, informou que forças de segurança, defesa civil e equipes médicas foram mobilizadas para atender as vítimas e auxiliar os moradores afetados.
Imagens divulgadas por veículos locais mostram socorristas trabalhando entre destroços de edifícios que ruíram após os tremores. Familiares também se concentraram nas áreas atingidas em busca de informações sobre desaparecidos.
No distrito de Baruta, em Caracas, três pessoas morreram após o colapso de dois edifícios, segundo autoridades locais. Já em Chacao, outro município da região metropolitana, uma pessoa morreu e quatro prédios desabaram completamente. Fonte TN

Natal cria o Dia do(a) Secretário(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a)
25/06/2026
Dia do Secretario(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a)
Lei sancionada em Natal cria o Dia do(a) Secretário(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a), que será celebrado anualmente em 30 de setembro
O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) sancionou a Lei nº 8.142, que institui o Dia do(a) Secretário(a) e do(a) Tesoureiro(a) Evangélico(a) no Calendário Oficial de Eventos do Município de Natal. A publicação ocorreu nesta quarta-feira (24) e determina que a celebração aconteça anualmente em 30 de setembro.
A Câmara Municipal de Natal aprovou a proposta por unanimidade em maio deste ano. A vereadora Camila Araújo (PL) apresentou o projeto com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido por secretários e tesoureiros que atuam na organização administrativa das igrejas evangélicas.
Projeto busca reconhecer atuação administrativa nas igrejas
Segundo a justificativa da proposta, esses profissionais desempenham funções importantes para o funcionamento das instituições religiosas. Entre as atividades exercidas estão a organização administrativa, o controle financeiro e o suporte às ações desenvolvidas pelas igrejas.
Além disso, o texto destaca que, embora já exista uma data dedicada ao Dia do Pastor, ainda não havia uma homenagem específica destinada aos integrantes responsáveis pela gestão interna das instituições religiosas.
A vereadora apresentou o projeto em 3 de abril de 2025. Posteriormente, a Câmara Municipal aprovou a iniciativa sem votos contrários.
Data escolhida faz referência a Lillian Sholes
A legislação estabelece o dia 30 de setembro como data oficial da celebração. A escolha faz referência ao nascimento de Lillian Sholes, apontada no projeto como a primeira mulher a utilizar uma máquina de datilografia em público.
Além disso, a justificativa menciona que o Brasil é um Estado laico, mas possui uma população majoritariamente cristã e registra o crescimento do segmento evangélico ao longo dos anos.
Dessa forma, a proposta busca estimular o reconhecimento daqueles que atuam na administração e na organização das atividades religiosas.
Natal já criou outra data voltada ao segmento evangélico
Recentemente, o município também sancionou a Lei nº 8.134, que criou o Dia da Esposa do Pastor Evangélico. A celebração acontecerá anualmente no primeiro domingo de março.
Assim como a nova legislação, esse projeto também é de autoria da vereadora Camila Araújo. Fonte Ponta Negra News.

Após terremotos, Lula manda Itamaraty avaliar possível ajuda do Brasil à Venezuela
25/06/2026
Governo Lula
Créditos: Reprodução
O presidente Lula (PT) afirmou que o governo brasileiro está avaliando possíveis formas de apoio à Venezuela após os terremotos que atingiram o país e provocaram mortes, destruição e impactos em serviços essenciais.
Segundo o presidente, ele determinou que o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, analise a situação em conjunto com a embaixada brasileira em Caracas para definir eventuais medidas de assistência humanitária.
Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram em sequência e levaram o governo venezuelano a decretar estado de emergência nacional. A presidente interina Delcy Rodríguez informou que há registros de mortes, danos estruturais e deslocamento de populações em áreas afetadas.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula afirmou ter recebido as informações com “grande preocupação e consternação” e declarou solidariedade ao governo e ao povo venezuelano. Ele também destacou a disposição do Brasil em colaborar na recuperação das regiões atingidas.
Itamaraty: não há brasileiros entre vítimas
O Itamaraty informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas dos terremotos. O órgão mantém monitoramento da situação e canais de atendimento consular em funcionamento.
Com informações de Blog do BG

Com show de Vini Jr. e retorno de Neymar, Brasil garante liderança e avança na Copa; veja os gols
25/06/2026
Copa do Mundo 2026
Créditos: Reprodução TV Globo
O Brasil confirmou a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami. A noite foi marcada pelo brilho de Vini Jr. e pelo retorno de Neymar aos gramados do Mundial.
A Seleção de Carlo Ancelotti dominou a partida e construiu a vitória com dois gols de Vini Jr. e um de Matheus Cunha. O camisa 7 foi o grande destaque da equipe e participou diretamente dos principais lances ofensivos.
O primeiro gol saiu logo aos seis minutos. Ainda na etapa inicial, Vini Jr. chegou a balançar as redes novamente, mas o lance acabou anulado após revisão do VAR por falta na origem da jogada.
No segundo tempo, o Brasil manteve o controle da partida e ampliou o placar. Matheus Cunha marcou o segundo da Seleção, e Vini Jr., após bela jogada de Bruno Guimarães, fechou a conta e garantiu a goleada brasileira.
Aos 32 minutos da etapa final, veio um dos momentos mais aguardados da noite. Após pedidos da torcida, Neymar entrou em campo e fez sua estreia nesta edição da Copa do Mundo, sendo bastante comemorado pelos brasileiros presentes no estádio.
[VÍDEO] Com show de Vini Jr. e retorno de Neymar, Brasil garante liderança e avança na Copahttps://t.co/zkpQdcMCgf pic.twitter.com/5SJrJYRC06
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) June 25, 2026

|
|







